top of page

Ômicron se multiplica 70 vezes mais rápido, mas é menos grave


A variante Ômicron se multiplica cerca de 70 vezes mais rápido do que a Delta e a cepa original da Covid-19 em amostras de tecidos coletados dos brônquios, o que pode explicar sua célere transmissão, segundo estudo da Universidade de Hong Kong. Em contrapartida, os pesquisadores identificaram que ela cresceu dez vezes mais devagar no tecido pulmonar, sugerindo uma menor gravidade da doença.


Os resultados reforçam observações iniciais de médicos da África do Sul, onde a variante foi descoberta. Os dados iniciais indicam que a Ômicron é transmitida em maior velocidade de uma pessoa para outra, mas não danifica os tecidos pulmonares tanto quanto as cepas anteriores.


O estudo, capitaneado por Michael Chan Chi-wai, está sendo revisado por pares para publicação em revista científica. Segundo o líder da pesquisa, o resultado precisa ser interpretado com cautela já que a doença grave é determinada não apenas pela rapidez com que o vírus se replica, mas também pela resposta imunológica de uma pessoa.


“Ao infectar muito mais pessoas, um vírus muito infeccioso pode causar doenças mais graves e morte, embora o próprio vírus possa ser menos patogênico”, disse Chan em comunicado.



Fonte: IG SAÚDE

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page