top of page

Área de conservação do Sesc Pantanal traz benefício para a natureza e as pessoas

Purificação das águas, mitigação e adaptação às mudanças climáticas são alguns dos serviços ambientais oferecidos pela RPPN Sesc Pantanal para a sociedade

Maior planície alagável do mundo e Patrimônio Natural da Humanidade, o Pantanal está presente no Brasil, (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), na Bolívia e no Paraguai e é mundialmente conhecido por suas áreas naturais. Atualmente, apenas 5% do bioma está protegido em Unidades de Conservação, dos quais 1% corresponde a Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Sesc Pantanal, que traz diversos benefícios para as pessoas e o meio ambiente.


Ao todo, são 108 mil hectares de área, o equivalente a cidade do Rio de Janeiro, que faz da RPPN Sesc Pantanal a maior reserva privada do Brasil. O trabalho realizado há 26 anos nesse território, explica o ecólogo e gestor da reserva, Alexandre Enout, garante a continuidade dos serviços ambientais e manutenção da boa qualidade ambiental.

“A RPPN é uma área natural protegida, com objetivos de conservação da natureza, pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. Os benefícios diretos e indiretos promovidos por meio dessa conservação são muitos. Alguns deles são mais evidentes, por exemplo a manutenção da qualidade da água e do ar, que beneficia diretamente os moradores do entorno, mas outros, como a estabilização parcial do clima, raramente são notados", ressaltou.

Esses benefícios são conhecidos como serviços ambientais, considerados fundamentais para a manutenção da vida e para a prosperidade da sociedade como um todo. O caráter objetivo e prático do conceito dos serviços ambientais o coloca em destaque na esfera dos debates sobre o meio ambiente, economia e sustentabilidade, na medida em que evidencia as relações entre o funcionamento dos ecossistemas e as demandas de subsistência e bem-estar da população.


Serviços ambientais e seus benefícios


Os serviços ambientais são classificados em serviços de provisão ou de abastecimento, de regulação, serviços de suporte e serviços culturais. De acordo com Enout, todos esses serviços geram produtos e vantagens às famílias da região.


“Os de provisão ou de abastecimento se relacionam com a capacidade dos ecossistemas em fornecer produtos materiais para a manutenção da sociedade, como alimentos, minerais, fibras, óleos e produtos medicinais”, afirmou.


Outro exemplo dessa provisão é o estoque pesqueiro, uma vez que a reserva é berçário de peixes que se reproduzem nos seus domínios e dispersam por toda região.


“A água é outro importante recurso, cuja quantidade e qualidade está intrinsicamente relacionada à proteção dos ecossistemas, destaca-se como um produto essencial à vida e insumo para todas as atividades econômicas”, disse.


Já os serviços de regulação ocorrem por meio da transformação da energia da radiação solar em biomassa, o armazenamento e transferência de minerais, a regulação climática, o ciclo hidrológico, entre outros.


Segundo Enout, o terceiro tipo são os serviços de suporte, que podem ser entendidos como condições ecológicas necessárias para continuidade de outras funções ecossistêmicas.


“Exemplo disso são os processos de formação dos solos, a produção de oxigênio atmosférico e os recursos genéticos que mantém a biodiversidade. Todos esses processos ocorrem na RPPN e são fundamentais para a continuidade dos fenômenos da natureza e da nossa própria existência”, explicou.


Já os serviços culturais que chegam à população passam pelos ecossistemas naturais, conforme o ecólogo. “Essa é uma categoria de serviços que se diferencia das demais pelo seu caráter subjetivo e, na medida em que são intrinsecamente ligadas aos valores humanos, podem variar conforme o contexto sociocultural vigente”, disse.


RPPN Sesc Pantanal


Por conta das pesquisas desenvolvidas em 26 anos, a RPPN Sesc Pantanal é considerada um laboratório a céu aberto em pleno Pantanal. Durante as duas últimas décadas, o local gerou mais de 70 estudos em âmbito nacional e internacional.


Entre as espécies ameaçadas de extinção, a RPPN possui 12. Além de ser a maior RPPN do país, a reserva do Sesc Pantanal ainda é área Núcleo da Reserva da Biosfera do Pantanal, faz parte da terceira maior Reserva da Biosfera do planeta e é um Sítio Ramsar.


Fonte: G1 MT

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page