WhatsApp lança Comunidades, que podem ampliar desinformação no Brasil
O WhatsApp começou nesta quinta-feira (26) a liberação das comunidades no Brasil. Durante as próximas semanas, todos os usuários passarão a ter acesso à novidade de forma gradual. Para especialistas, a novidade tem o potencial de aumentar a disseminação de desinformação no aplicativo.
As comunidades já haviam sido lançadas globalmente em novembro, mas o Brasil ficou de fora após a Meta, dona do WhatsApp, atender a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e deixar o recurso indisponível no país até o final de 2022.
Como as comunidades ampliam a capacidade de mensagens serem disseminadas no aplicativo, a recomendação do MPF veio no sentido de reduzir a proliferação de desinformação e discurso violento durante o período eleitoral e os meses subsequentes.
Apesar de ter cumprido sua promessa, o WhatsApp fez o lançamento da novidade em um período ainda inoportuno, avalia Bruna Santos, ativista da Coalizão Direitos na Rede e pesquisadora visitante no Centro de Ciências Sociais de Berlim.
“Especialmente depois do que aconteceu no 8 de janeiro em Brasília , eu acho que é um momento um pouco delicado para implementar uma funcionalidade como essa. O lançamento ignora o potencial de comportamentos abusivos no WhatsApp, como o envio de mensagens desinformativas e golpistas”, defende a pesquisadora. “Ao invés de fazer parte de um coro pelo fortalecimento da nossa democracia, o WhatsApp acaba tendo potencial de contribuir para o enfraquecimento do nosso sistema democrático”, completa.
Para João Victor Archegas, mestre em Direito por Harvard e pesquisador no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, o fato de o WhatsApp ter respeitado a espera solicitada pelo MPF é um bom sinal, mas isso não significa que o momento atual seja o ideal para o lançamento. “Olhando para trás, o momento é muito melhor agora do que poderia ter sido no ano passado. Mas é claro que ainda estamos vivendo um momento politicamente muito turbulento, e pode haver um certo impacto no debate público em razão dessa mudança de arquitetura do aplicativo. O temor pelo aumento da desinformação continua”, analisa.
O que são as comunidades?
As comunidades do WhatsApp são conglomerados de grupos que permitem que usuários se organizem em diversas vertentes de um mesmo assunto. É possível, por exemplo, que um condomínio tenha uma comunidade com vário grupos: um da torre A, um da torre B, um dos donos de pets, um dos empreendedores do condomínio, e assim por diante.
コメント