VIDÉO: Empresa responsável pela instalação de 15 mil câmeras em MT já foi denunciada por suborno
A Ausec Automação, que já responde pelo sistema de vídeomonitoramento em Cuiabá, Várzea Grande, e faixa de fronteira, também será responsável pela instalação e operação de 15 mil câmeras adquiridas pelo governo do Estado no Programa Vigia Mais MT. O investimento é de R$ 30 milhões para instalar os equipamentos nos 141 municípios de Mato Grosso.
A empresa, em 2015, se viu envolvida em um esquema de corrupção (suborno), quando um então funcionário foi preso no Espírito Santo. Ele foi gravado oferecendo propina a um secretário de Estado, para conseguir a assinatura de um aditivo ao contrato de R$ 1,5 milhão mantido pela Ausec com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
VEJA ACIMA O FLAGRANTE ARMADO PELA POLÍCIA FEDERAL – Imagens da Rede Gazeta (ES)
A época do suborno no Espirito Santo, o então secretário estadual de Justiça, Eugênio Ricas, sabendo dos planos do representante da empresa, acionou a PF e marcou um encontro num shopping – onde o funcionário da Ausec acabou preso em flagrante, além de ser filmado.
Após o fato, empresa se manifestou afirmando que o homem não tinha autorização e fez a negociação por conta. “Nunca autorizamos a qualquer funcionário ou preposto da empresa a agir em descompasso com as leis vigentes, salientando que desde já nos colocamos à disposição das autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos e subsídios necessários para que os fatos sejam devidamente apurados”.
A notícia dos 15 mil equipamentos adquiridos em Mato Grosso foi do próprio governo do Estado na semana passada. Além das câmeras, seguem no “pacotão” tecnológico câmeras entre OCR / LPR, Bullet e Speed Dome, caixas herméticas, switches, nobreaks e software na nuvem.
A empresa tem 20 anos de mercado. Segundo o governo do Estado, as instalações realizadas pela Ausec têm 12 meses de garantia.
Fonte O Documento
Commentaires