top of page

Vereadora de cidade de MT denuncia colega de parlamento na PF

A vereadora afirmou que sua honra foi atacada por ser mulher e negra, com o intuito de deslegitimar sua atuação política

A vereadora Edna Sampaio (PT) protocolou, nesta segunda-feira (6), junto à Superintendência Regional da Polícia Federal em Mato Grosso (SR/PF-MT), uma denúncia-crime contra o vereador, Dilemário Alencar (Podemos), seu adversário político.


Segundo a petista, ela é vítima de crime de violência política contra a mulher. O processo foi encaminhado aos cuidados da Dra Lígia Neves Aziz Lucindo.


No documento, Edna denuncia o discurso feito pelo parlamentar na última sessão ordinária da Câmara, ao comentar sobre o desligamento de sua ex-chefe de gabinete, que teria sido mandada embora grávida.


Segundo Edna, Dilemário a atacou com menosprezo à sua condição de mulher negra e defensora dos direitos humanos, especialmente dos direitos das mulheres negras, com o objetivo de constrangê-la e humilhá-la.


Edna usou em sua denúncia trechos da lei federal 14.192/21, que trata violência política de gênero e visa garantir os direitos de participação política da mulher, considerando violência política de gênero “toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos da mulher”.


A lei também classifica como ato de violência política contra a mulher “qualquer distinção, exclusão ou restrição no reconhecimento, gozo ou exercicio de seus direitos e liberdades políticas fundamentais em virtude do sexo”.


Fonte: Minuto MT

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page