Títulos cancelados: mais de 170 mil eleitores estão irregulares em MT
Não ter comparecido às urnas nas últimas três eleições ou não ter realizado o cadastro biométrico estão entre as principais causas dos títulos cancelados
Mais de 170,5 mil eleitores estão com seus títulos cancelados e, por isso, não podem exercer uma série de direitos civis, como: votar em eleições, tomar posse em cargos públicos, se inscrever em uma faculdade e até mesmo tirar o passaporte.
Títulos cancelados
Ao todo, 170.598 eleitores não estão em dias com a Justiça Eleitoral. Por isso, a entidade orienta que essas pessoas busquem a regularização do documento o quanto antes.
Desse total, 55.484 são de Cuiabá e 28.588 de Várzea Grande.
Não ter comparecido às urnas nas últimas três eleições ou não ter realizado o cadastro biométrico estão entre as principais causas dos cancelamentos.
Enquanto isso, mais de 2 milhões de eleitores estão em situação regular, podendo participar das eleições municipais que ocorrerão em 2024.
Regularização
A regularização do título de eleitor pode ser feita presencialmente nos cartórios das cidades, ou de forma virtual através da plataforma TítuloNet.
Vale lembrar que o prazo para resolver pendências com a Justiça Eleitoral vai até o dia 8 de maio de 2024, quando o cadastro será fechado para as Eleições Municipais.
Essa data também é o último dia para emissão da primeira via do título.
Por isso, é aconselhável que os cidadãos não deixem a regularização para última hora, evitando transtornos e longas filas de espera para o serviço.
Votação
No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.
É possível se alistar com 15 anos, desde que complete 16 anos até o dia da eleição.
No ano que vem, as eleições municipais ocorrerão no dia 06 de outubro.
Fonte: Primeira Página
コメント