Tribunal de Contas e União das Câmaras Municipais de Mato Grosso fortalecem parceria para 2023
A fim de fortalecer ainda mais o compromisso do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) com a orientação e a capacitação dos vereadores dos 141 municípios do estado, o conselheiro-presidente José Carlos Novelli recebeu, na tarde desta quarta-feira (18), o presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), Bruno Rios.
Na oportunidade, Novelli destacou a importância da parceria entre o Tribunal de Contas e a entidade. “A UCMMAT começa o ano vindo aqui dar todo seu apoio para que possamos realizar nossas metas para 2023 e o TCE dá apoio integral para que a UCMMAT desenvolva um trabalho de excelência, principalmente, na capacitação dos vereadores. São mais de 1,4 mil vereadores no estado, que têm a função específica de fiscalizar o Poder Executivo municipal e que precisam estar capacitados”.
Bruno Rios, que é vereador por Várzea Grande, agradeceu o estreitamento de laços com os municípios promovido pela atual gestão da Corte de Contas. “O controle externo está exercendo um papel orientativo, estendendo as mãos a todos os vereadores e prefeitos, buscando qualificar, capacitar, orientar para que se tenha eficiência na aplicação do dinheiro público. Não somos só fiscalizados, somos abraçados pelo TCE. Agradeço pela abertura que nos deu para os cursos de qualificação, o vereador qualificado é o povo bem representado”.
Essa atuação pedagógica e orientativa da Corte de Contas mato-grossense já havia sido prioridade em 2022. O Interage TCE e o Democracia Ativa, promovido durante o TCE em Movimento, por exemplo, levaram capacitação técnica de qualidade aos parlamentares e a meta é continuar essa parceria ao longo deste ano.
O secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Marco Rockenbac, também participou do encontro.
Fonte: O Documento
Comments