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Temendo vaia, Mauro manda maquiar anel viário de Rondonópolis

Mendes confirmou presença no ato de entrega de mais de mil apartamentos populares ao lado do presidente Lula, do PT.


O governador, Mauro Mendes (UB), confirmou presença na agenda de Lula (PT), em Rondonópolis, nesta sexta-feira (3), para a entrega de mil apartamentos populares que há mais de 10 anos começaram a ser construídos, mas que só serão entregues aos novos moradores agora.


A maior cidade do interior, conhecida por sua politização, tem torcido o nariz para o governador, nos últimos anos, diante de sua pouca presença em Rondonópolis e haja vista que a única entrega realmente relevante que fez para os rondonopolitanos foi uma ponte na avenida W11, obra deixada bem encaminhada pelo ex-governador, Pedro Taques.


Todavia, o Anel Viário local, de responsabilidade estadual, e o Hospital Regional, seguem atendendo com muita precariedade a população. Segundo informações colhidas pelo MINUTO MT, temendo ser vaiado no evento com o líder petista, o governador mandou que pelo menos as crateras maiores do trecho entre o entroncamento com a BR-163 até a rotatória do Parque São Jorge, que dá rota à 364, fossem, pelo menos, superficialmente tapados.


Mendes já está apreensivo em participar da solenidade por ter de encarar o público petista, depois de declarar voto e apoio a Jair Bolsonaro, em 2022, inclusive com sua esposa alfinetando Lula ao declarar na imprensa que se “recusa a votar em quem já foi preso e que responde processo”. Na avaliação do gestor, se o mesmo petista que fosse ao evento magoado consigo ainda tivesse, eventualmente, que passar pelos buracos do anel viário, a vaia seria certa.


Operação ‘baixa poeira’


Diante disso, nesta quinta (2), foi possível notar a presença de alguns poucos trabalhadores, munidos de estrutura básica, tapando os inúmeros buracos e várias crateras do Anel Viário, rota que a população local já se acostumou a trafegar de maneira insegura e a acumular prejuízos nos automóveis e motos.


Desde que assumiu a gestão estadual, em 2019, o governador fez um recapeamento em 2019, que foi anunciado como a solução do caso, mas que na prática não aguentou a primeira temporada de chuva daquele mesmo ano. Desde então, somente trabalhos paliativos foram executados. Durante a campanha eleitoral de 2022, o governador esteve na cidade e esperava-se que fosse anunciada a recuperação e duplicação do trecho, fato que permaneceu apenas no imaginário da população.


Nesta semana, a reportagem do MINUTO MT passou pelo Anel Viário, onde chegam a transitar mais de dois mil caminhões por dia em tempos de safra, e flagrou diversos momentos em que caminhoneiros e demais motoristas precisam invadir a pista contrária para fugir dos buracos, aumento o risco de acidentes no local (vídeos fim da matéria).


Existe ainda uma erosão acentuada em diversos pontos do trecho denunciando a ausência de pontos de drenagem. O aposentado Cleuzenir Carlos, morador do bairro Mathias Neves, um dos tantos que margeiam o Anel Viário, não tem dúvida ao afirmar que a chance de uma tragédia ocorrer no trecho é enorme.


“A água está quase abrindo buracos até por baixo do asfalto, em uma chuva forte das tantas que temos aqui uma hora ou outra o asfalto vai ceder sim, não vai ter jeito”, ressalta, sobre a tragédia anunciada. No ponto de acesso do seu bairro para o Anel Viário, por exemplo, Carlos pessoalmente impede que o buraco aumente. Ele conta com a ajuda do neto para, de maneira rotineira, jogar entulhos de construção nas valetas e assim garantir o trânsito dele e dos vizinhos.


Veja:


Um outro morador da região, que se identificou apenas como Pedro, alfinetou o governador sobre a falta de uma ação que realmente resolva o problema do local. “Vejo ai ele falando muito sobre tomar conta da 163, que é uma rodovia federal, duplicar e não sei o quê. Seria importante sim, mas se ele já fizer o que é obrigação, como é o caso do Anel Viário de Rondonópolis, já ajuda muito”, cravou.


Veja imagens do rotineiro trânsito caótico do Anel Viário de Rondonópolis:




Fonte: Minuto MT


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