Taxa de desemprego recua a 8,5% e atinge 9,1 milhões no Brasil
R7 Noticias Depois de encerrar o primeiro trimestre em alta, o desemprego no Brasil recuou e passou a afligir 8,5% da população nos três meses finalizados em abril, o menor patamar para o período desde 2015 (8,1%).
Na comparação com o trimestre encerrado em janeiro de 2023, a taxa de desocupação aparece 0,1 ponto percentual maior, o que corresponde a uma estabilidade. Já na comparação com o mesmo intervalo do ano passado, o desemprego registra queda de 2 pontos percentuais. O movimento é diferente do observado historicamente, explica Alessandra Brito, analista Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). "O padrão sazonal do trimestre móvel fevereiro-março-abril é de aumento da taxa de desocupação, por meio de uma maior população desocupada, o que não ocorreu desta vez”, afirma.
O percentual de desocupados equivale a 9,1 milhões pessoas ainda fora da força de trabalho, mostram dados divulgados nesta quarta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Fonte: GD, Gazeta Digital
Comments