Startup está ajudando mulheres a obterem autossuficiência financeira
Trazendo inovação para o empreendedorismo por necessidade das mulheres, a Olhi – marketplace da economia do cuidado – conecta mulheres que sabem ensinar conhecimentos diversos a pessoas que precisam aprender. Na prática, o marketplace conta com o formato de aulas on-line via chamada de vídeo para pessoas em todo território nacional via web e aplicativo. Com quatro aulas realizadas por dia útil, as mulheres conseguem uma renda extra o equivalente a um salário mínimo.
Quem faz parte desse ecossistema, acessa conhecimentos dos quais dependem seu bem estar e saúde, mas que são tradicionalmente passados somente às mulheres ou que são vistos como fora de sua esfera de atuação, como por exemplo saúde e beleza, jardinagem, bem-estar, decoração e manutenção.
Ao mesmo tempo, a Olhi permite às pessoas divulgar habilidades, principalmente as que não são reconhecidas e obter uma renda adicional. Tudo voltado para a potencialização individual e coletiva, da qual também participam projetos sociais com atuação local, como por exemplo, Mulher em Construção e Somos Todas Marias, que tanto suportam a identificação e qualificação de quem ensina, quanto participam de uma rede virtual em que a prioridade é o cuidado mútuo.
“Hoje o empreendedorismo feminino acontece por necessidade, especialmente em momentos de dificuldade econômica e por isso conta com pouco suporte. Na Olhi, queremos auxiliar as mulheres na conquista da autossuficiência financeira, permitindo que usem suas próprias aptidões para obter uma renda adicional”, afirma Stefanie Schmitt, CEO e cofundadora da Olhi.
De acordo com um levantamento do Sebrae, as mulheres lideram mais de 10,1 milhões de empreendimentos no Brasil, e nesse contexto são a principal fonte de renda das famílias brasileiras, especialmente aquelas que não contam com a figura paterna. Startups como a Olhi ampliam possibilidades visto que, em seu marketplace, é possível aumentar a renda em um salário mínimo com a dedicação complementar de 1 hora por dia útil no mês, o equivalente a 4 aulas ou atendimentos.
Para 2023, a startup projeta um crescimento agressivo, com ações de tração, crescimento de cinco vezes nas operações e aumento do quadro dos funcionários em 30%.
Fonte: O Documento
Comments