Sindicato dos Médicos denuncia unidade de saúde em construção há 10 anos tomada pelo mato em MT
A construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Imperial II foi iniciada em 2008. Havia uma expectativa de ser entregue em um ano, mas até este ano o local não ficou pronto.
O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) denuncia a situação da obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Imperial II, que está sendo feita há dez anos e está abandonada, coberta por mato.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a obra foi iniciada em gestões anteriores e que foi completamente abandonada apenas no 'esqueleto'. Segundo o município, para ser inaugurada, a UBS está aguardando mobiliário e a finalização da licitação para a aquisição de ar condicionado.
Segundo os profissionais, a UBS do Jardim Imperial I vem atendendo aos moradores da região da obra, no entanto acaba atendendo uma demanda dez vezes superior à capacidade da estrutura.
De acordo com o sindicato, o prédio do novo posto está pronto, com uma estrutura muito bem feita, porém ainda não foi equipada e por isso, está abandonada, tomada pelo mato, com fiação elétrica comprometida por furtos de fios e com o teto com infiltrações.
A construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Imperial II foi iniciada em 2008. Havia uma expectativa de ser entregue em um ano, mas até este ano o local não ficou pronto.
O presidente Adeildo Lucena do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) afirma que a única providência que a prefeitura tomou foi por vigias para que não se depredasse ainda mais o patrimônio público.
LEIA A NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE NA ÍNTEGRA:
Em relação à UBS Jardim Imperial 2, a Secretaria Municipal de Saúde informa:
É uma obra que foi iniciada em gestões anteriores e que foi completamente abandonada apenas no “esqueleto”;
Nesta gestão ela foi totalmente concluída. Para ser inaugurada está aguardando mobiliário e a finalização da licitação para a aquisição de ar condicionado. A previsão de inauguração é no final deste mês;
Devido à espera do processo de licitação, a unidade foi alvo de furtos da fiação, que está sendo refeita;
Apenas nesta gestão foram construídas e inauguradas 6 novas unidades de saúde, sendo 4 Unidades Básicas, a UPA Verdão e o HMC.
Além disso, foram reformadas / ampliadas 31 Unidades Básicas e 7 unidades de saúde da Secundária, entre Residências Terapêuticas, Serviço de Atendimento Especializado – SAE e Centro de Reabilitação.
Fonte: G1MT
Comments