Senar-MT capacita cerca de 120 mil pessoas em 2022 em dez mil ações educacionais
Ao longo de 365 dias, cinco mil propriedades rurais foram atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) registrou em 2022 a capacitação de aproximadamente 120 mil pessoas em meio as 10 mil ações educacionais ofertadas. O ano, marcado por superação de desafios e metas, contou ainda com o lançamento de novos treinamento e programas.
“A equipe Senar-MT procurou neste 2022 encurtar as distâncias e aproximar trabalhadores e empresas rurais, sejam elas geridas por pequenos, médios ou grandes produtores”, diz a entidade.
Ao longo de 2022 foram realizados 7,3 mil cursos de formação profissional rural, segundo o Senar-MT. Os treinamentos mais demandados estão relacionados as Normas Regulamentadoras (NRs), como é o caso de máquinas e implementos agrícolas, de saúde e segurança no trabalho.
Outro curso muito procurado foi o de tecnologia embarcada que envolve todos os tipos de avanços tecnológicos e a capacitação para operar drones.
No que tange aos Núcleos Avançados de Capacitação (NACs), o Senar-MT chega ao fim de 2022 com 50 núcleos, incluindo as adequações de salas (KIT NAC), que foram construídas em parceria com os Sindicatos Rurais. As unidades possuem equipamento para a realização de treinamentos técnicos profissionalizantes do portfólio da instituição
ATeG atende mais de cinco mil propriedades
De acordo com o Senar-MT, em 2022, o número de propriedades atendidas Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) passou de 2.267 para 5 mil. Hoje, ela está presente em 70 municípios com grupos assistidos em pelo menos 13 cadeias produtivas.
Lançado no segundo semestre de 2022 pela ATeG do Senar-MT, o Programa ATeG + Genética conta com a expectativa de atender cerca de 200 propriedades rurais da pecuária de corte e 360 de leite. O programa visa melhorar os índices reprodutivos das propriedades de pecuária já atendidas pela assistência técnica. A estimativa é fazer 20 mil inseminações no rebanho de corte e 10 mil no de leite.
As feiras também marcaram a programação da ATeG. Em Tangará da Serra, 17 produtores participaram da Primeira Feira de Flores – Natural do Campo. Juntos comercializaram R$ 30 mil em flores. Já em Cuiabá, foram realizadas três edições da Feira Natural do Campo em parceria com o Shopping Pantanal.
Ainda em meio as ações da ATeG, o Senar-MT realizou o projeto 100 dias de campos – em 15 dias. Considerado inédito, eventos aconteceram simultaneamente em 30 municípios mato-grossenses. Ao todo, foram realizadas 900 palestras e mais de cinco mil pessoas participaram dos eventos.
Onze polos tecnológicos para atender Mato Grosso
Em 2022, Mato Grosso passou de duas para 11 unidades de Centros de Treinamento (CTs) do Senar-MT. Conforme a entidade, somando os treinamentos que aconteceram dentro dos CTS, foram mais de 1.200 eventos.
Os polos tecnológicos estão localizados em Sorriso, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Campo Verde, Rondonópolis, Água Boa, Alta Floresta e Juína.
“Atualmente, são mais de 40 empresas parceiras que fornecem equipamentos e maquinários para a difusão de tecnologia e auxiliam os polos do Senar-MT a se tornarem referência em treinamento, pela oferta de máquinas com recursos avançados”.
Promoção social marca ano do Senar-MT
Mutirão Rural, Cine Senar e Equoterapia foram as ações e cursos voltados para a área de promoção social do Senar-MT que mais se destacaram em 2022. Foram realizadas 3.100 ações que envolveram 170 mil pessoas.
Com o Mutirão Rural foram atendidas cerca de 60 mil pessoas em 72 eventos. No Cine Senar 58 mil pessoas em 141 eventos e através da equoterapia 361 atividades com atendimento a quase 10 mil pessoas.
Fonte: Canal Rural
Comments