Segunda etapa anual da vacinação contra a febre aftosa começa em MT
Animais deverão ser vacinados até o dia 30 de novembro.
A segunda etapa anual da vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa já está em andamento em Mato Grosso. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), a estimativa é de que 33 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades sejam vacinados em Mato Grosso.
Os animais poderão ser vacinados até o dia 30 deste mês.
Ainda de acordo com o Indea, os imunizantes devem ser aplicados com agulhas novas e de preferência em dias mais frescos. As vacinas devem ser mantidas entre 2°C e 8°C da compra ao transporte até a aplicação.
Assim que vacinados, o produtor tem até o dia 10 de dezembro para fazer o comunicado ao Instituto.
De acordo com o Ministério da Agricultura Pecuária, e Abastecimento (MAPA), esta será a última vez que o rebanho mato-grossense será vacinado contra a aftosa. A suspensão faz parte do projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa, sem vacinação no país, juntamente com outros cinco estados e o Distrito Federal.
Na região noroeste do estado, que fazem parte os municípios de Rondolândia, Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína, a vacinação já foi retirada.
O Indea recomenda que os pecuaristas atualizem o estoque do rebanho e detalhem quantos animais têm em cada faixa de idade. Esse processo pode ser feito diretamente nas unidades do Indea, ou pela internet no “módulo produtor”.
Fonte: G1
Commentaires