top of page

Secretaria de Saúde em MT promove o 2º Encontro de Conscientização do Autismo


A Secretaria de Saúde promoveu, nesta quarta-feira (19), o 2° Encontro Municipal de Conscientização do Autismo. O evento reuniu pais, responsáveis, crianças e representantes da sociedade em geral, numa manhã com programação dedicada aos autistas, que contou com atividades sensoriais, aromaterapia, brincadeiras, roda de conversa sobre o tema, corte de cabelo, orientações sobre sintomas gripais, teste de glicemia, lanche, brindes e muita diversão com os personagens favoritos da criançada.


Para a Secretária de Saúde, Daniela Galhardo, o “Abril Azul”, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é importante, e vem de encontro com o trabalho de acolhimento dessas crianças diagnosticadas, que já vem sendo desenvolvido pela pasta. “Foi um pedido do nosso prefeito Roberto Dorner no início da gestão, para que a gente oferecesse toda a atenção para essas famílias, e nós priorizamos o atendimento. Hoje a gente conta com uma rede de apoio e atendimentos, que são extremamente importantes para a integração dessas crianças”, pontuou.


A Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), instituição que defende os interesses das pessoas com TEA, esteve presente. A vice-presidente, Rita Piccini, enfatizou sobre o apoio e parceria da associação com o município. “Eles precisam da nossa ajuda, do nosso apoio e do nosso encaminhamento, para que eles consigam todos os direitos reservados. Então essa parceria com a prefeitura, onde todas as pessoas estão engajadas na causa do autismo, é muito importante para nós. E quero dizer que a AMA está sempre com as portas abertas para atender essas famílias”, finalizou.


O tema ainda é novidade para muitas famílias, assim como da Lucimara Pasco, avó do Eduardo de 7 anos, que foi diagnosticado recentemente com o Transtorno do Espectro Autista. “Para nós ainda é tudo muito novo, e para buscar informações, entender melhor sobre o assunto, saber sobre os direitos, estou sempre participando dos eventos sobre o tema autismo. É muito importante ações como essa, para a gente trocar experiências e aprender a lidar no dia a dia”, explicou.


Elcineia Rodrigues Paiva, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, reforça que o município oferece todo apoio para essas famílias, com atendimento que inicia já na unidade básica de Saúde até encaminhamento para avaliação e tratamento. “As crianças passam por avaliação e necessitando de atendimento especializado, são encaminhadas para regulação, onde são atendidas no ambulatório de saúde mental infantojuvenil Passo a Passo. E temos ainda o CAPSI que atende de portas abertas, com livre demanda. Contamos com equipe de profissionais capacitados para atender esse público” enfatizou.


Fonte: Minuto MT


0 visualização0 comentário

Comentários


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page