top of page

Rússia promove explosões com tanque kamikaze contra a Ucrânia

Especialistas veem novidade como "caráter dúbio" sobre capacidade militar de Moscou. Por outro lado, é inventivo e barato

A Rússia estreou o emprego de tanques kamikaze na Guerra da Ucrânia, recheando antigos blindados com munição obsoleta e direcionando-os sem pilotos para explodir perto das forças que promovem a contraofensiva da Ucrânia no leste e sul ocupados do país.


É uma novidade de caráter dúbio acerca das capacidades militares de Moscou. Por um lado, é inventivo e barato, dados os enormes estoques acumulados ao longo das quatro décadas da Guerra Fria entre a União Soviética e os EUA, encerrados com o fim do império soviético em 1991.


Por outro, além da eficácia duvidosa, lança questões sobre o motivo de os russos estarem economizando armamento mais moderno: ele está em falta, como falas de autoridades sugeriram ao longo da semana passada, ou simplesmente está sendo reservado para uma guerra de longo curso contra Volodimir Zelenski?


Sem poder responder a essas questões, ficam os fatos. Desde o fim de semana, o canal no Telegram do Ministério da Defesa russo divulgou em duas ocasiões que antigos tanques da família T-54/55 e blindados leves foram usados ​​contra posições ucranianas no sul de Donetsk, perto de Mariinka, leste do país invadido por Vladimir Putin.


O resultado de uma das ações, capturadas pelo drone, é uma explosão intensa. Pelo vídeo, é possível ver que o veículo utilizado uma mina terrestre e parou. A pasta diz que ele então foi detonado à distância, mas a imagem mostra o disparo de um projétil antitanque contra ele a partir da posição ucraniana.


Fonte: Repórter MT


1 visualização0 comentário

Comments


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page