Ritmo lento da vacinação infantil preocupa Secretaria de Saúde de MT
Segundo a Pasta, apenas 15% das 374.148 crianças aptas a se vacinarem no estado, tomaram o imunizante.
Os trabalhadores da saúde estão encontrando dificuldade no convencimento da população para a vacinação de crianças de cinco a 11 anos, segundo o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo. Apenas 15% do público recebeu a primeira dose.
O gestor afirmou que vai viajar para o interior do estado ainda nesta semana para realizar reuniões e debater estratégias para o avanço da vacinação, especialmente da Covid-19.
“Todos os secretários municipais de saúde estão encontrando muita dificuldade de convencimento da população para vacinar. Lembrando que as pessoas se vacinaram a vida toda, mas agora está se curvando ao negacionismo e a essa campanha de afastamento das pessoas dos postos de saúde”, disse.
O secretário afirmou que há vacinas disponíveis em Mato Grosso. No entanto, é baixa a procura nos polos de imunização, principalmente de crianças.
Segundo Gilberto, até o momento, 15% das crianças que podem receber um dos imunizantes se vacinaram contra a Covid.
O total do público infantil que está apto a receber a primeira dose do imunizante é de 374.148 crianças em Mato Grosso.
“É correto afirmar que nós encontramos muita dificuldade no estado para ter uma cobertura vacinal”, disse.
Estoque de vacinas
Segundo o secretário, o estado chegou a ter 600 mil doses de vacinas estocadas. Atualmente, 330 mil doses estão armazenas pelo governo na Central de Imunobiológicos. Gilberto afirma que os municípios tem 1,2 milhão de doses estocadas aguardando aplicação.
“Nós não podemos ter perda de vacina, por isso essa preocupação”, completou.
Para diminuir a quantidade de doses guardadas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) chegou a convocar pessoas imunossuprimidas para tomar a quarta dose. De acordo com o Gilberto, a orientação é para que a vacina não seja aplicada em outros grupos, seguindo o Ministério da Saúde.
"Anunciamos na semana passada a ampliação da vacinação com quatro doses para públicos especiais e infelizmente recebemos uma nota técnica do Ministério da Saúde inviabilizando essa decisão, recomendando não ampliar a quarta dose. Além dos imunossuprimidos, nós não podemos abrir para outros públicos", contou.
Fonte: G1
Comments