Pátio reitera tese de que Lula esta à frente de Bolsonaro em Rondonópolis
Embora prefeito sustente liderança de Lula, recente amostragem mostra enorme rejeição do petista e chances quase nulas de vitória no estado
O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (SD), afirmou novamente, na última semana, durante reunião de políticos de esquerda de Mato Grosso, que pesquisas internas indicam que o ex-presidente Lula (PT) estaria na liderança nas intenções de votos da população rondonopolitana.
A expectativa de Pátio é que o ex-presidente consiga repetir esse desempenho em Cuiabá e Várzea Grande. A versão militante do prefeito, contudo, contrasta com números de várias outras amostragens, internas e até uma recentemente divulgada pelo instituto Percent, que confirmam apoio popular majoritário a Jair Bolsonaro (PL) em Rondonópolis e no estado, como um todo.
Na amostragem da Percent, Lula tem a maior rejeição, com mais de 47% da negativa dos mato-grossenses. Bolsonaro, que tem seu nome validado por quase 57% dos ouvidos, bateria Lula com 52%, contra pouco mais de 28% do petista, em um eventual confronto direto em segundo turno.
A pesquisa da Percent, feita no fim de fevereiro e divulgada no início de março, está registrada na Justiça Eleitoral com o código BR-05109/2022 e MT-04555/2022, diferentemente da amostragem reiterada por Pátio, que tem sua metodologia e outros detalhes pouco conhecidos.
Pátio, contudo, tenta emplacar um discurso visivelmente eleitoreiro pra influenciar votos, já que é um dos políticos em que a própria federação composta por PT, PCdoB e PV aposta para ser candidato ao Governo do Estado, aproveitando o embalo do otimismo sobre a candidatura de Lula.
O prefeito afirma que pretende ouvir o grupo, mas que não há certeza se será candidato ou não. Segundo o gestor de Rondonópolis, que age como aquele que insiste em uma realidade paralela no intuito de ter reflexos na vida real, existe um clima de empolgação por conta da boa avaliação do presidente nas pesquisas eleitorais.
“Nós estamos arredondando a federação de apoio a candidatura ao presidente Lula e nós estamos muito otimistas porque eu fiz uma pesquisa em Rondonópolis e o presidente Lula já está na frente na cidade de Rondonópolis. Esperamos que ele já passou na frente na cidade de Várzea Grande e Cuiabá e eu acredito que é isso, é a construção dos grandes polos e vamos depois pulverizar para os municípios em todo estado de Mato Grosso”, afirmou Pátio.
O prefeito de Rondonópolis comentou que o próprio presidente Lula pediu a políticos de Mato Grosso que trabalhassem para montar um palanque para ele no estado. O grupo ainda enfrenta dificuldades para decidir se montará uma chapa à majoritária ou se apoiará Mauro Mendes (União Brasil) em sua disputa à reeleição.
Apesar de ter nomes como Lúdio Cabral (PT), Maria Lúcia (PCdoB) e o próprio Pátio, ninguém ainda se posiciona como candidato. Lúdio já manfestou seu interesse em disputar a reeleição ao cargo de deputado estadual e nos bastidores fala-se que o maior interesse de Maria Lúcia seria a candidatura ao Senado. O próprio Pátio se mostra receoso de deixar a prefeitura, ainda que tenha sido um dos primeiros a se mobilizar para criar um palanque para o ex-presidente.
“Eu fui cobrado hoje [para ser candidato], o que eu quero dizer é que estou no projeto de fortalecimento do Lula, das forças progressistas. Rondonópolis é uma cidade diferente, é uma cidade extremamente politizada, e eu tenho certo que a companheirada lá quer a construção de um projeto e nós estamos consolidando esse projeto no município também”, completou.
A própria esposa de Pátio, Neuma de Morais, em entrevista ao site RDNews, indicou que a pré-candidatura do esposa ao maior cargo do estado, o que implicaria em sua renúncia da cadeira de prefeito na cidade mais populosa do interior, não será consolidada, ou seja, é só mais um “balão de ensaio”, assim como é a “liderança” de Lula em Rondonópolis e em Mato Grosso, como o próprio Pátio sabe.
Fonte: Minuto MT
Comments