Presidente de Câmara em MT denuncia colega por homofobia; "Eu odeio viado"
Discussões de vereadores ocorrem há pelos menos dois anos
O presidente da Câmara Municipal de Porto dos Gaúchos (663 km de Cuiabá), Leandro Budke (MDB), registrou um boletim de ocorrência contra seu colega de Parlamento, o vereador Claudiomar Braun (PSB), alegando ser vítima de injúria, perseguição e homofobia. Segundo Leandro, Claudiomar teria dito que "odeia viado", durante uma discussão.
Ao mesmo tempo, foi encaminhado à Mesa Diretora um pedido de abertura de processo disciplinar, que pode culminar em punição que varia desde uma simples advertência por escrito, até a cassação de mandato.
As ofensas verbais, de acordo com a ocorrência, foram registradas mais de uma vez com a presença de várias testemunhas. A primeira vez ocorreu em outubro de 2021, numa discussão em um grupo de WhatsApp entre os vereadores, quando Claudiomar escreveu "eu odeio viado", numa referência a Leandro.
O segundo episódio de ofensa verbal ocorreu em junho deste ano e o terceiro no último dia 3 de julho. Ambos, conforme o Boletim de Ocorrência, foram testemunhados por outros parlamentares e cidadãos na área externa na Câmara Municipal.
No pedido de providências, o vereador Leandro Budke ressalta o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) em equiparar a homofobia ao racismo.
Fonte: Repórter MT
Comments