Políticos de MT participam de ato de Bolsonaro na Paulista
Deputados e lideranças partidárias da direita e extrema-direita de Mato Grosso participaram do ato de manifestação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (26).
Entre os presentes, estavam os deputados federais Coronel Assis (União Brasil), José Medeiros (PL), Abilio Brunini (PL), Coronel Fernanda (PL) e Amália Barros (PL).
Também estavam presentes os deputados estaduais Claudio Ferreira e Gilberto Catanni, ambos do PL.
O ex-deputado estadual Ulysses Moraes (Podemos), o presidente estadual do PL, Ananias Filho, o presidente do PL de Várzea Grande, Tião da Zaeli, a pré-candidata a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, também estavam no ato.
Analistas e jornalistas políticos vêem o ato como um objetivo de demonstrar força política de Bolsonaro para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF), que tem autorizado uma investigação da Polícia Federal contra o ex-presidente por suposta participação de um plano de golpe de Estado. O objetivo seria reverter o resultado da eleição em que foi eleito o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A investigação da PF também mira aliados do ex-presidente, entre militares e ex-ministros do governo, no início deste mês.
Conforme informações divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo, o ato reuniu milhares de apoiadores vestidos com camisas da seleção brasileira de futebol, com bandeiras do Brasil e Israel, mas sem cartazes de ataques ao STF. A orientação do grupo bolsonarista foi não levar faixas que aumentassem as tensões entre o ex-presidente e o Supremo.
Para Medeiros, o ato mobilizou a direita e vai impulsionar as pré-candidaturas do PL nas eleições deste ano. O partido de Bolsonaro tem o objetivo de eleger cerca de 40 prefeitos em Mato Grosso. O presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, preso em flagrante na fase mais recente da operação contra o ex-presidente, esteve no palanque e discursou em defesa da sigla.
“Bolsonaro disse em seu discurso para elegermos o maior número possível de prefeitos e vereadores de direita. Aqui em Mato Grosso, o PL, que é a casa da direita brasileira, vai surpreender. Vamos ganhar em Cuiabá, Rondonópolis e em várias outras cidades. Vamos nos fortalecer para a disputa de 2026”, frisa Medeiros.
(Com assessoria) MidiaJur
Comments