PF investiga candidato a prefeito por suposto caixa 2 durante campanha em MT
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (4), em Sorriso e Cuiabá, a Operação Rustius, com foco em desmantelar um esquema de arrecadação de verbas irregulares na campanha eleitoral de um candidato a prefeito nas últimas eleições municipais.
As ações incluem o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, além de medidas restritivas impostas ao principal investigado. Entre as sanções estão a entrega do passaporte, a proibição de deixar a cidade e o impedimento de contato com outros suspeitos. As ordens foram expedidas pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo I do TRE-MT e visam ampliar a coleta de provas para esclarecer os fatos.
A investigação aponta a prática do crime de Caixa 2, entre outras irregularidades, após a apreensão de R$ 300 mil em espécie poucos dias antes das eleições. O montante estava sob posse de um dos principais apoiadores da campanha do candidato.
Segundo a Polícia Federal, os indícios sugerem que o valor seria usado de forma ilícita para financiar a campanha. Além disso, há suspeitas de movimentações financeiras ilegais envolvendo empresários locais, com transações realizadas por meio de “laranjas”, empresas e valores não declarados na prestação de contas da campanha.
A operação busca responsabilizar os envolvidos e combater irregularidades eleitorais que comprometem a transparência do processo democrático.
Fonte: RGT News
Comments