Pesquisa apontará contribuição de gado do rebanho mato-grossense no aquecimento global
Uma pesquisa da Embrapa Agrossilvipastoril, sediada em Sinop (MT), iniciou pesquisa no mês de março para mensurar a emissão de metano entérico por bovinos em diferentes sistemas produtivos de criação de gado a pasto em Mato Grosso. O metano é um dos principais gases de efeito estufa, que contribui para o aquecimento global.
A pecuária é a atividade que mais emite metano devido ao processo de fermentação entérica que ocorre no rúmen (estômago) dos bovinos.
A obtenção desses dados será usada para o balanço de emissões de gases causadores de efeito estufa na integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Uma nova coleta está prevista para o fim de abril e início de maio, na transição do período chuvoso para o seco. Outras duas coletas ocorrerão no inverno seco e na primavera, quando retornam as chuvas.
A expectativa é que no fim do ano já seja possível ter informações para cruzamento com os dados sobre emissões de gases pelo solo e as taxas de sequestro de carbono no solo e nas árvores.
“Até início do ano que vem esperamos ter a quantidade de carbono equivalente emitida por kg de leite produzido. Pode ser um número maior ou menor do que aquela utilizado pelo IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima], mas será um número nosso. Medido em nossa realidade de criação a pasto em uma região tropical no Brasil”, explica o pesquisador Alexandre Nascimento.
Inicialmente estão sendo medidas as emissões em vacas de leite da raça girolando. A opção por esta categoria se deu pela maior facilidade de manejo e pela docilidade dos animais. As vacas já estão acostumadas a ir ao curral duas vezes ao dia.
A Embrapa Agrossilvipastoril pretende realizar as mesmas mensurações em gado de corte. Porém, para isso busca instituições parceiras. Devido aos animais serem mais ariscos, será necessário mais tempo e maior disponibilidade de mão-de-obra, uma vez que é preciso acostumar os animais com o manejo diário antes de colocar as cangas.
Fonte: O Documento
Comments