Paraquedas não abre e coronel dos bombeiros de MT passa apuro no ar
O incidente aconteceu em Boituva (SP), um dos maiores centros de paraquedismo da América Latina, durante treinamento
O paraquedas principal do tenente-coronel dos bombeiros de Mato Grosso, Heitor Fernandes da Luz, teve uma pane e não abriu corretamente após ele saltar do avião durante o treinamento de especialização de salvamento em altura, nesta terça-feira (3).
O incidente aconteceu em Boituva (SP), um dos maiores centros de paraquedismo da América Latina, e só não virou tragédia porque houve tempo do militar se desvencilhar do primeiro equipamento e acionar o paraquedas reserva para descer em segurança, tudo isso já em queda livre.
O episódio foi gravado pelos colegas de curso dos bombeiros. Nas imagens é possível ver Heitor rodopiando no ar ao tentar ativar o equipamento principal e perceber a pane. Heitor contou que se comunicou com os colegas e, de imediato, puxou a cordinha do equipamento reserva.
“Eu fui o primeiro a saltar da última aeronave e meu paraquedas teve uma pane. Mas como é uma fita, isso era improvável de acontecer, mas aconteceu. Uma das linhas ficou por cima do paraquedas e não tinha sustentação, o que fazia descer rápido”, explicou.
Segundo Heitor, eles treinam intensamente em solo um dia antes do salto para saber como lidar com situações emergenciais como essa.
“Do lado direito puxei a corda e soltou o paraquedas principal. Tive uma leve queda até acionar o reserva do lado esquerdo. Graças a Deus deu tudo certo”, disse.
Veja a cena assustadora:
Fonte: Minuto MT
Comments