top of page

Ouriço pigmeu africano é resgatado pela Polícia Militar Ambiental dentro de casa em Rondonópolis

O animal é da mesma espécie que inspirou a criação do personagem Sonic

A Polícia Militar Ambiental resgatou no último domingo (30), em Rondonópolis, um ouriço pigmeu africano albino. O animal é da mesma espécie que inspirou a criação do personagem Sonic, e foi encontrado dentro de casa por morador do Jardim Tropical.


Segundo informações do comandante da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental, o tenente coronel Renato, o pequeno mamífero resgatado é um animal exótico. “Ele é originalmente da África, mas bastante difundido na Ásia e na Europa e por se tratar de um animal exótico, não poderá ser liberado na nossa fauna”, diz o comandante, ao explicar que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis (Ibama) foi notificado, para que o ouriço seja encaminhado a um local adequado.

No momento, o animal, que tem o corpo revestido por espinhos, está sob cuidados de um policial militar, que se colocou à disposição para ficar com o ouriço, enquanto ele não é levado pelo Ibama.

O cuidado tem sido direcionado pela médica veterinária Araci Borges. Conforme a profissional, o ouriço pigmeu resgatado está saudável e a atenção agora, até que ele seja encaminhado para um local ideal, é com a alimentação. “Até a quantidade de comida para ele tem que ser equilibrada, pois é um animal que tende a ficar obeso. Então temos dados frutas e insetos”, diz a profissional.

Ilegalidade


O tenente coronel Renato acredita que o animal estivesse com alguma pessoa que o pegou como de estimação, prática que é considerada um crime ambiental, já que se trata de uma espécie exótica. “Quem estava em posse de animal estava incidindo um crime ambiental. Ele não pode estar na nossa natureza, pois pode transmitir doenças e também não é um ambiental apropriado, ele não sobreviveria por muito tempo”.



Fonte: Agora MT



1 visualização0 comentário

댓글


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page