No Irã, Aprosoja-MT negocia exportação de milho e compra de fertilizantes
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) iniciou negociações com o mercado do Irã para a exportação de 5 milhões de toneladas de milho, tendo como contrapartida a importação de fertilizantes daquele país. “Com isso, abre-se oportunidade para um novo modelo de negócio de comércio direto entre Irã e os agricultores mato-grossenses”, diz a Aprosoja-MT, em nota divulgada nesta sexta-feira (18).
“A venda direta dos produtores de fertilizantes do Irã para os agricultores brasileiros e vice-versa, em relação à exportação, será de grande benefício para os dois lados, tendo em vista a maior agilidade e as melhores negociações”, disse o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore. Segundo ele, é preciso reduzir burocracia para facilitar o comércio direto de fertilizantes e de grãos.
A Aprosoja-MT acompanha a viagem da ministra Tereza Cristina (Agricultura) ao Irã. Na capital Teerã, Cadore, junto com o diretor administrativo da entidade, Nathan Belusso, e o direto-executivo, Wellington Andrade, estiveram reunidos com os principais produtores de fertilizantes do país e com secretários adjuntos do Ministério da Agricultura iraniano.
A ministra Teresa Cristina enfatizou a importância de o agro brasileiro aumentar as relações comerciais internacionais. “Estamos diante de uma oportunidade ímpar para ampliar ainda mais o nosso comércio agrícola e contamos com a eficácia da produtividade brasileira para continuar a contribuir com a segurança alimentar iraniana.”
A agenda da comitiva da ministra no Irã continua nesta sexta-feira (18) e sábado (19), com previsão de encontros com empresários e representantes do governo local. Depois, a delegação da Aprosoja-MT segue para Dubai para visitar a Expo 2020, junto com a comitiva do governador de MT, Mauro Mendes.
Fonte: Agro em Dia
Comments