Nascida em Barão de Melgaço, idosa completa 111 anos em abrigo
Ela não casou e nem teve filhos. Quando foi morar no Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá, já tinha 100 anos e de lá pra cá só fez mais amigos
Um abrigo para idosos de Cuiabá teve uma comemoração muito especial nesta semana: o aniversário de 111 anos da Dona Arminda, que mora no espaço há dez anos.
As visitas ao abrigo estão suspensas, desde que iniciou a pandemia, mas a data não passou batida e os funcionários organizaram uma festa.
Dona Arminda nasceu em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, no dia 27 de julho de 1911. Ela não casou e nem teve filhos. Quando foi morar no Abrigo Bom Jesus, já tinha 100 anos.
Desde que chegou lá, ela contagiou a todos com sua alegria. “Ela fica muito feliz quando fazem as unhas dela, arrumam o cabelo e quando usa um vestido novo. Ela fica muito feliz com isso”, disse Suzeth Nascimento Silva, gestora do abrigo.
Para quem se pergunta qual o segredo para a longevidade, a gestora garante que, ao observar dona Arminda, é fácil perceber que sorrir é fundamental.
“É com muita alegria, com muita satisfação ter esse privilégio de comemorar 11 anos e é um exemplo para todos nós”, disse Suzeth.
Dona Arminda passa a maior parte do tempo sentada. Ela tem baixa visão e hipertensão. “Com a idade, a saúde vai ficando mais fragilizada, mas ela está bem. Não enxerga bem, mas se comunica e se alimenta bem”.
O abrigo
No lar, vivem 89 idosos com idades que variam de 63 a 111 anos. Todos estão vacinados e os protocolos por causa da Covid, como uso de máscara e suspensão de visitas, têm sido indispensáveis.
“Às vezes, a família não tem condições de estar cuidando, são idosos que são abandonados, que estão na rua, saíram de outros estados e vieram tentar a vida aqui e acabam ficando sozinhos”, explica Suzeth.
Fonte: Minuto MT
Comments