Município e Bombeiros preparam estrutura para combater queimadas no período crítico
A prefeitura de Rondonópolis vai deixar disponível uma caminhonete abastecida, com brigadistas e três bombeiros militares que serão pagos com o termo de cooperação entre município de Rondonópolis e o Governo do Estado através do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp).
A secretaria municipal de Meio Ambiente, por outro lado, disponibilizará os uniformes e EPIs para os brigadistas.
Essa será uma das estratégias para conter as queimadas que começam a ser intensificadas na cidade neste período do ano.
Em 2021, houve uma redução de quase 50% no número de incêndios urbanos, nos quatro meses mais críticos ano, de julho a outubro, mesmo assim houve quase 500 focos combatidos na cidade.
Na aldeia Tadarimana houve oito focos, mas com o trabalho de prevenção realizado com a colaboração da secretaria de Agricultura não houve muitos danos para o meio ambiente como nos anos anteriores, inclusive a cidade não sofreu com a fumaça decorrida das queimadas como no passado.
A Semma já fez um trabalho de remoção no bolsões de lixos decorridos de ações irresponsável de algumas pessoas já que o município possui quatro eco pontos, e não cobra para a população o descare de madeiras, podas de árvores, móveis velhos, resto de construções etc .
Neste ano já houve várias reuniões do comitê do fogo para tentar diminuir ainda mais o número de focos de incêndios.
Fonte: Primeira Hora
Comments