top of page

MTI apresenta o governo digital de Mato Grosso em evento de tecnologia em Brasília

Presidente da MTI, Cleberson Gomes, destacou a importância da rede segura e integrada nos estados

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) apresentou o funcionamento do governo digital de Mato Grosso, no evento Connected Smart Cities GovTech (CSC GovTech), realizado nesta quarta-feira (12.04), em Brasília (DF).


O evento foi promovido plataforma Connected Smart Cities (CSC) e pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS), com o apoio do BrazilLab, um hub de inovação que acelera soluções e conecta empreendedores com o Poder Público.


O encontro reuniu representantes do poder público e de instituições privadas para discutir ferramentas, políticas e modelos essenciais para a operação dos governos em um mundo digital. A equipe da CSC destacou a importância de desenvolver um ecossistema colaborativo e criar uma comunidade GovTech no Brasil para impulsionar o crescimento desse mercado.


Um dos palestrantes do evento, o presidente da MTI, Cleberson Gomes, explicou o funcionamento do governo digital de Mato Grosso, destacando a importância de uma rede segura para interconectar os órgãos do Estado.


“Em Mato Grosso temos o aplicativo MT Cidadão, a plataforma de interoperabilidade X-Via, com integração ao GovBR. Neste aplicativo você pode resolver todos os problemas em um só lugar.” apresentou.


Ele ressaltou que essa integração via MT Cidadão facilitou a vida do motorista que precisa resolver questões relacionadas ao seu veículo, que antes se dava de forma burocrática e fragmentada, em que cada etapa era resolvida em órgãos diferentes e com diversas repetições de informações.


O presidente da MTI ainda apresentou a economia gerada pela digitalização de serviços, explicando que em dez serviços digitalizados houve uma economia de mais de R$ 20 milhões para o Estado de Mato Grosso em três anos, possibilitando ao Governo investir em outras áreas, como saúde, educação e segurança.


Cleberson Gomes pontuou que o obetivo principal da Transformação Digital é pensar na jornada do cidadão, facilitando o acesso a informações e serviços governamentais. Essa abordagem visa garantir que o governo colete as informações necessárias para o cidadão, em vez de fazer com que o cidadão precise buscar informações em vários lugares diferentes. Segundo ele, essa é uma forma de usar tecnologia e processos para gerar e agregar valor ao cidadão, usuário final, tornando sua experiência mais satisfatória e eficiente.


Além da palestra da MTI, a programação do evento incluiu apresentações sobre modelos de financiamento e contratação, infraestrutura e segurança digital, e casos práticos de construção de governos digitais na Região Centro-Oeste.


Fonte: Gazeta MT

1 visualização0 comentário

Comments


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page