MT tem aumento no número de pessoas com síndrome respiratória
Segundo InfoGripe, aumento dos casos de covid-19 elevaram os casos de SRAG. Boletim destaca importância da vacinação.
Mato Grosso está entre os estados que apresentaram aumento de pessoas com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Os dados levam em conta a Semana Epidemiológica 14, no período de 2 a 8 de abril.
De acordo com o InfoGripe, em Mato Grosso houve um crescimento em diversas faixas etárias analisadas.
Nas crianças, segundo o boletim, o aumento está associado ao vírus sincicial respiratório. Fundamentalmente, o aumento no restante da população é devido majoritariamente à covid-19, embora também se observe casos associados aos vírus Influenza A e B.
O InfoGripe destaca que o cenário de aumento de casos de SRAG associados à covid-19, bem como o aumento recente naqueles associados ao vírus Influenza A, reforça a importância de adesão às campanha de vacinação contra a covid-19 e contra a gripe.
Os dados do Infogripe prevê crescimento acima de 95% em parte de Mato Grosso.
Além disso, um outro infográfico mostra a possibilidade de crescimento dos casos de SRAG nas regiões centro-sul, norte, sudoeste e noroeste do estado.
Além de MT, crescimento das ocorrências de SRAG é mais presente em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. No Amapá, Maranhão, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins os indícios de aumento estão concentrados fundamentalmente nas crianças.
Em Alagoas e Rio Grande do Norte o sinal ainda é compatível com oscilação em período de baixa atividade.
Fonte: Primeira Página
Comentarios