MT lidera recuperação de crédito na região Centro-Oeste em 2022
Entre as Unidades Federativas, Mato Grosso teve o melhor índice, com 52,1%, enquanto o Distrito Federal apresentou o pior desempenho, com apenas 25,1%.
As empresas da região Centro-Oeste do país tiveram um bom desempenho na recuperação de crédito em 2022, quitando 41,6% das contas atrasadas em até 60 dias após a negativação, de acordo com o acumulado anual do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian. Entre as Unidades Federativas, Mato Grosso teve o melhor índice, com 52,1%, enquanto o Distrito Federal apresentou o pior desempenho, com apenas 25,1%.
Em nível nacional, a média de regularização das dívidas inadimplidas em até 60 dias do vencimento foi de 44,3%, a pior desde o início da série histórica do levantamento, em 2018. A categoria "Outros" foi a mais contemplada, com 53,1% das dívidas ressarcidas. Em relação ao valor das dívidas, aquelas de até R$500 foram as mais quitadas (48%), seguidas pelas com valor superior a R$10 mil (46,4%).
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o aumento da inadimplência dos consumidores e das taxas de juros em 2022 influenciaram negativamente o comportamento de recuperação das empresas. Ele destaca que, em geral, as empresas tendem a priorizar as contas mais baratas e as mais recentes, vencidas em até 30 dias.
Na análise por Unidades Federativas (UFs), o Nordeste liderou o ranking de quitações, com 50% dos encargos ressarcidos, seguido pelo Sul (47,6%), Centro-Oeste e Sudeste (41,6%) e Norte (41,4%). O Piauí teve o melhor desempenho entre os estados, com 62,4%.
Para ajudar as empresas a recuperarem seus créditos, a Serasa Experian oferece uma solução exclusiva para pequenas e médias empresas. Mais informações estão disponíveis neste link.
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico, com a medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros sendo a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança. A série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017.
Fonte: PNB Online
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