Morre Rainha Elizabeth II: veja repercussão entre políticos e autoridades
Monarca britânica morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos.
A morte da Rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (8) foi lamentada por políticos e autoridades em todo o mundo. Veja a repercussão abaixo.
António Guterres, secretário-geral da ONU
"Estou profundamente triste com o falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
Estendo minhas sinceras condolências à sua família enlutada, ao governo e ao povo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e à Comunidade das Nações em geral.
Como a chefe de Estado mais longeva e reinante do Reino Unido, a rainha Elizabeth II era amplamente admirada por sua graça, dignidade e dedicação em todo o mundo. Ela foi uma presença tranquilizadora ao longo de décadas de mudanças radicais, incluindo a descolonização da África e da Ásia e a evolução da Commonwealth.
A rainha Elizabeth II era uma boa amiga das Nações Unidas e visitou nossa sede em Nova York duas vezes, com mais de cinquenta anos de diferença. Ela estava profundamente comprometida com muitas causas beneficentes e ambientais e falou comovente aos delegados nas negociações climáticas da COP26 em Glasgow.
Gostaria de prestar homenagem à rainha Elizabeth II por sua dedicação inabalável e vitalícia em servir seu povo. O mundo se lembrará por muito tempo de sua devoção e liderança."
Michael Higgins, presidente da Irlanda
"É com profundo pesar e profunda tristeza pessoal que tomei conhecimento do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II.
Em nome do povo da Irlanda, gostaria de expressar minha sincera solidariedade a Sua Majestade o Rei e à Família Real por sua grande perda pessoal. Posso oferecer minhas mais profundas condolências ao povo britânico e aos membros da Commonwealth pela perda de um Chefe de Estado único, comprometido e profundamente respeitado.
Sua Majestade serviu ao povo britânico com dignidade excepcional. Seu compromisso pessoal com seu papel e extraordinário senso de dever foram as marcas de seu período como rainha, que ocupará um lugar único na história britânica.
Seu reinado de 70 anos abrangeu períodos de enorme mudança, durante os quais ela representou uma notável fonte de segurança para o povo britânico. Esta foi uma garantia baseada em um realismo do significado dos eventos presentes, em vez de qualquer concepção estreita da história. Isso foi tão bem refletido por uma notável generosidade de espírito que ajudou a promover um relacionamento mais inclusivo tanto com o próprio povo britânico quanto com aqueles com quem seu país vivenciou uma história complexa e muitas vezes difícil.
Como Presidente da Irlanda, recordo a excepcional hospitalidade concedida a mim e a Sabina pela Rainha e pelo falecido Príncipe Philip na nossa visita de Estado de quatro dias à Grã-Bretanha em 2014. Juntos celebrámos a interligação profundamente pessoal entre o povo irlandês e britânico, uma ligação encarnada pelas centenas de milhares de famílias que se deslocaram entre as nossas costas ao longo dos séculos.
Como sabemos, a Rainha falou muitas vezes do quanto ela gostou de sua própria visita de Estado histórica à Irlanda em 2011, a primeira visita de um monarca britânico desde a independência irlandesa, e durante a qual ela fez tanto através de palavras eloquentes e gestos generosos para melhorar relações entre as nossas duas ilhas.
A visita da rainha Elizabeth foi fundamental para estabelecer uma base firme para um entendimento autêntico e ético entre nossos países. Durante aqueles dias memoráveis, onze anos atrás, a rainha não se esquivou das sombras do passado. Suas palavras comoventes e seus gestos de respeito foram profundamente apreciados e admirados pelo povo da Irlanda e estabeleceram um novo relacionamento prospectivo entre nossas nações – de respeito, parceria estreita e amizade sincera.
Enquanto oferecemos nossas condolências a todos os nossos vizinhos no Reino Unido, após a perda de um amigo notável da Irlanda, lembramos o papel que a Rainha Elizabeth desempenhou na celebração da amizade calorosa e duradoura e seu grande impacto nos laços de compreensão mútua, entre nossos dois povos. Ela fará muita falta."
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia
"Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, será lembrada como um dos pilares do nosso tempo. Ela forneceu liderança inspiradora para sua nação e povo. Ela personificava dignidade e decência na vida pública. Dolorido por sua morte. Meus pensamentos estão com sua família e o povo do Reino Unido nesta hora triste."
"Tive encontros memoráveis com Sua Majestade a Rainha Elizabeth II durante minhas visitas ao Reino Unido em 2015 e 2018. Nunca esquecerei seu calor e gentileza. Durante uma das reuniões, ela me mostrou o lenço que Mahatma Gandhi lhe deu de presente em seu casamento. Sempre guardarei esse gesto."
Mark Rutte, primeiro-ministro da Holanda
"A Holanda recorda a Rainha Elizabeth II do Reino Unido com o mais profundo respeito.
Durante seu reinado excepcionalmente longo, ela foi um farol de calma e estabilidade para seu país e para o mundo, mesmo nos momentos de maior reviravolta histórica.
A rainha Elizabeth combinou um forte senso de dever e determinação inabalável com um toque leve e senso de humor. A maneira característica com que ela desempenhava suas pesadas responsabilidades causava uma profunda impressão em todos que a conheciam.
Hoje nossos pensamentos estão em primeiro lugar com seus filhos e netos. Em nome do governo holandês, transmiti nossas mais profundas condolências ao primeiro-ministro Truss."
Fonte: G1
Comments