Morre japonês defensor do desarmamento nuclear e sobrevivente de Hiroshima
Em 6 de agosto de 1945, Sunao Tsuboi, aos 20 anos, estava na Faculdade de Engenharia de Hiroshima quando os americanos lançaram a primeira bomba atômica da história. Ele sofreu queimaduras no corpo.
O japonês Sunao Tsuboi, um defensor do desarmamento nuclear e sobrevivente do bombardeio atômico de Hiroshima em 1945, morreu aos 96 anos, anunciou nesta quarta-feira uma organização de vítimas da bomba nuclear.
Tsuboi, que se reuniu com ex-presidente americano Barack Obama durante sua visita a Hiroshima em 2016, "morreu no sábado vítima de anemia", afirmou um diretor da Nihon Hidankyo, que reúne as organizações de vítimas dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki.
Em 6 de agosto de 1945, Tsuboi, com 20 anos, estava na Faculdade de Engenharia de Hiroshima quando os americanos lançaram a primeira bomba atômica da história.
A bomba transformou a cidade em um inferno e provocou milhares de mortes.
"Eu sofri queimaduras no corpo todo", afirmou Tsuboi em 2016 ao recordar a explosão.
A bomba Little Boy matou quase 140 mil pessoas na cidade portuária. Muitas vítimas morreram no ato, e várias em consequência dos ferimentos ou da radiação durante as semanas e meses seguintes.
Três dias depois, as forças militares dos Estados Unidos lançaram outra bomba atômica em Nagasaki (sudoeste), um ataque que provocou 74 mil mortes.
As duas bombas com uma potência de destruição inédita naquele momento levaram o imperador Hirohito a anunciar, em 15 de agosto de 1945, aos súditos a rendição aos Aliados, o que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial
Fonte: G1MT
Comments