top of page

Mato Grosso registra o maior crescimento industrial do país, aponta levantamento do IBGE


Conteúdo/ODOC – Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que Mato Grosso teve o maior crescimento industrial do país em março. Enquanto no Brasil a média foi de crescimento de 1,1%, em Mato Grosso foi 9,3%. O Estado está no rol dos 11 dos 15 locais pesquisados com taxas positivas. Os quatro resultados negativos foram no Espírito Santo (-1,8%), Santa Catarina (-1,4%), Goiás (-1,4%) e Paraná (-1,3%).


Em relação a março de 2022, a indústria cresceu 0,9%, com resultados positivos em nove dos 18 locais pesquisados. Mato Grosso cresceu 6,7%, abaixo do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.


Para o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, lembra que os resultados mostram uma recuperação da indústria do estado frente ao início do ano, porém ainda tímida em relação aos níveis do último ano. “No ano passado tivemos um ótimo desempenho, levando em conta que o ano anterior foi atípico por causa da recuperação pós pandemia. Período em que toda a economia nacional sofreu ajustes. Mato Grosso registrou, ao longo de 2022, crescimentos muito acima da média nacional”.


De acordo com ele, a indústria mato-grossense continuará em ritmo crescente com ênfase no setor de alimentos e de biocombustíveis. “Temos potencial para expandir esses setores, o trabalho é dar ênfase na verticalização da indústria, expandindo o mercado nacional e internacional”, disse.


O Governo também tem feito a sua parte em incentivar a vinda de empresas para Mato Grosso com a desburocratização do acesso a incentivos fiscais, a economia que cresce acima da média nacional, animando a abertura de novas empresas e microempreendedores individuais.


Somente em uma semana, foi anunciada a instalação de duas novas plantas industriais em Mato Grosso. A Cargill, que deve aplicar R$ 100 milhões em uma fábrica de ração animal em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá).


A nova unidade vai utilizar o DDG, produto resultante da fabricação de etanol de milho, como matéria-prima para a fabricação suplementação de pasto para gado de corte. A previsão é de que as obras da Nutron, braço da multinacional para ração animal, devem ser concluídas no final de 2024 e a fábrica deve entrar em operação no início de 2025.


A Moinho Anaconda também anunciou investimento em Mato Grosso na construção da terceira fábrica no país de farinha de trigo. Desde 1951 no país, esta é a primeira vez que a farinheira abrirá uma filial fora do eixo Sul-Sudeste. Além disso, vai incentivar a produção de trigo em Mato Grosso, que atualmente não semeia esse grão.


Para o secretário adjunto de Agronegócios e Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Anderson Lombardi, os resultados são frutos de investimentos da gestão do governador Mauro Mendes. “O governador deu essa missão para a Sedec de atrair investimentos, criando um cenário favorável para que os investidores tenham segurança em fazer aportes financeiros no nosso Estado”, destacou Anderson Lombardi.


Fonte: O Documento

0 visualização0 comentário

Comments


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page