top of page

Líderes do tráfico internacional são presos em MT em operação da PF


Nesta quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a Operação Pelos Ares, uma ação dedicada a combater o tráfico transnacional de entorpecentes, com foco na rota aérea que liga o Brasil à Bolívia. O objetivo principal é desarticular uma associação criminosa envolvida no tráfico internacional, prendendo seus líderes e confiscando bens adquiridos com os lucros das atividades ilegais, muitos dos quais usados na lavagem de dinheiro.


Cerca de 80 agentes da Polícia Federal estão envolvidos na operação, cumprindo 2 mandados de prisão preventiva, 22 mandados de busca e apreensão, e ordens de sequestro de bens, incluindo propriedades, ativos financeiros e bens móveis. Essas ordens foram emitidas pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Mato Grosso e estão sendo executadas em várias cidades, incluindo Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Cuiabá, Curitiba (PR), Alvorada (RS) e Conceição das Alagoas (MG).


As investigações que levaram a essa operação começaram com a apreensão de 431 kg de cocaína na cidade de Denise, além de uma aeronave, armas, munições e outros objetos relacionados ao tráfico. A Polícia Federal descobriu que a aeronave confiscada havia sido adquirida por um grupo de traficantes com o propósito de transportar drogas para o Brasil a partir da fronteira com a Bolívia, via estado do Mato Grosso, e posteriormente enviá-las para a região litorânea do país e para o exterior.

Durante as investigações, ficou evidente que os líderes do esquema criminoso estavam envolvidos em movimentações financeiras significativas que não condiziam com sua capacidade econômica declarada. Eles usavam “laranjas” para dar aparência lícita aos bens adquiridos com o dinheiro do tráfico de drogas. A Justiça autorizou, como parte das medidas da operação, o sequestro de aproximadamente 40 milhões de reais pertencentes aos investigados.


A Operação Pelos Ares contou com o apoio da 22ª Companhia Independente de Força Tática do 7º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso e do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) da Polícia Militar de Mato Grosso.



Fonte: Folha do Estado

9 visualizações0 comentário

コメント


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page