Liberação para instalação de infraestrutura 5G vai beneficiar 15 cidades de MT
A partir da próxima segunda-feira (04.12), 15 municípios do estado de Mato Grosso receberão liberação para a instalação da infraestrutura 5G. A decisão, anunciada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), abrange um total de 19 cidades na região Centro-Oeste.
O encontro do GAISPI, ocorrido nesta quarta-feira (29.11), consolidou uma medida que já beneficiou aproximadamente 172 milhões de brasileiros em todo o país. Dos 3.079 municípios que efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz, agora estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou o compromisso da Pasta em disponibilizar o serviço com qualidade para toda a sociedade. “Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado das operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, destacou o ministro.
Com a decisão do GAISPI, as operadoras agora podem solicitar a implantação do serviço nas localidades do centro-oeste contempladas. Mato Grosso lidera as liberações, com 15 municípios, seguido por Mato Grosso do Sul e Goiás, cada um com dois municípios beneficiados.
Dentre as 15 localidades contempladas em Mato Grosso, estão: Barra do Garças, Campo Verde, Dom Aquino, Nova Mutum, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Poxoréu, Comodoro, Lambari D’Oeste, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Santa Carmem, Santo Antônio do Leste, Vale de São Domingos e Vera.
Na região centro-oeste, também estão aptas a receber a faixa de frequência 3.5 GHz as cidades goianas de Aragarças e Bom Jesus de Goiás, beneficiando uma população de 42.348 pessoas. No Mato Grosso do Sul, os municípios de Caarapó e Rio Brilhante serão contemplados, levando o sinal 5G para mais de 68.200 habitantes.
As autorizações ocorrem após a conclusão da migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também assegurou investimentos das operadoras vencedoras para a distribuição de kits de recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
É importante ressaltar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades dependerá do planejamento e interesse de cada prestadora.
Fonte: PNB Online
Comments