Jovem Aprendiz | Rondonópolis ganha especializações em agricultura digital e programa de aprendizage
Através do Senar e Senai serão ofertados mais de 30 mil treinamentos nos próximos três anos em Mato Grosso
A Case IH firmou parceria com o Senai e Senar para capacitação profissional em Mato Grosso. A primeira etapa do projeto tem investimento superior a R$ 36 milhões e serão oferecidas mais de 30 mil certificações em cursos de operação e manutenção de máquinas agrícolas, como tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras, no estado.
A parceria foi firmada nesta terça-feira (25) em Sorocaba (SP).
De acordo com a Case IH, também estarão disponíveis especializações em agricultura digital e programa de aprendizagem técnica para Jovem Aprendiz, em cinco cidades mato-grossenses: Rondonópolis, Sapezal, Água Boa, Lucas do Rio Verde e Barra do Bugres.
Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina, explica que a parceria com o Senar e o Senai em Mato Grosso surgiu após a demanda de clientes quanto a necessidade de mão de obra qualificada.
“Somos uma marca que investe e desenvolve alta tecnologia. então, não adianta a gente investir em uma tecnologia que depois no campo ela não consegue ser utilizada. Como não temos braço suficiente para ir ao campo, fomo buscar parceiros. E, ninguém mais qualificado que o Senar e o Senai em Mato Grosso para isso”, pontua Gonzalez.
As primeiras máquinas da Case IH no Brasil começaram a ser comercializadas em 2000/2001. Hoje, são comercializadas 1,9 mil colheitadeiras por ano (20,2% de share) e 7,5 mil tratores ano (10,4% share) no país.
Conteúdo técnico e prático para o campo
O vice-presidente da Case IH para a América Latina, Christian Gonzalez, explica que a empresa irá passar seu conhecimento através do Senar e Senai. O objetivo é em três anos realizar 30 mil treinamentos em Mato Grosso e não descarta levar para outros estados.
Auri Orlando, diretor de Suporte ao Concessionário & Cliente da CNH Industrial para a América Latina, pontua que o Senar e o Senai, através dos técnicos internos da empresa, realizarão os treinamentos, multiplicando na ponta o conhecimento da fabricante.
“É como se fosse uma extensão com todo o conhecimento que a Case IH tem. Eles também vão adquirir isso e repassar aos concessionários e clientes finais”, diz Orlando.
Conforme o presidente do Sistema Famato, Normando Corral, a parceria firmada é considerada algo histórico para Mato Grosso. “É uma busca que a gente vem fazendo há bastante tempo para a solução de um problema que temos nos últimos anos. As máquinas vêm com muita tecnologia embarcada e a gente tem não só a dificuldade em contratar mão de obra, mas principalmente em tê-la qualificada”.
O superintendente do Senar MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, comenta que as capacitações na instituição irão ocorrer nos Centros de Treinamentos localizados em Água Boa, Rondonópolis e Sapezal. “O Senai terá toda a parte de mecanização industrial e a operação fica por conta do Senar, onde vamos ensinar a plantar, colher, operar um trator, uma colheitadeira”.
Estudo revela que MT precisa qualificar 178 mil pessoas
Carlos Braguini, diretor Regional do Senai Mato Grosso, destaca que um mapa do trabalho realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que há uma necessidade em Mato Grosso de qualificação e atualização de 178 mil pessoas nos próximos quatro anos.
“Parcerias como essa com a Case IH permite que o Senai, junto com as suas 14 unidades operacionais, aumente a sua capacidade de qualificação técnica com qualidade. A gente sabe que Mato Grosso já é um celeiro de oportunidades e seguirá sendo nos próximos anos”, frisa Braguini.
Fonte: Agora MT
Comments