Faturamento da produção agropecuária de MT deve crescer 17% neste ano
Faturamento da produção agropecuária de MT deve crescer 17% neste ano
O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Mato Grosso deve chegar a R$ 210 bilhões em 2022. O número é 17% maior do que no ano passado, conforme estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgada nessa terça-feira (15).
Mato Grosso se mantém na liderança, com a maior expectativa de crescimento. A produção de soja representa quase a metade desse valor movimentado, mas tem outras culturas que contribuíram com esse aumento, como a do algodão e do milho.
O estado é o maior produtor agrícola do país.
O Valor Bruto da Produção estimado pelo Mapa é mais de 60% maior o de dois anos atrás.
Se a previsão se confirmar, o Brasil pode movimentar mais de R$ 1,2 trilhão, o valor é 4,3% maior do que no ano passado. O setor agrícola teve aumento de 10%. Já a pecuária teve redução de 8,6%. A contribuição das lavouras com o VBP é bem maior, 72%, e da pecuária, 28%.
A soja aparece no topo do ranking dos alimentos que mais movimentam a economia do país. O valor comercializado é o dobro que o da segunda cultura da lista, que é o milho. (Veja na imagem acima)
Conforme o Ministério da Agricultura, as expectativas de produção são boas e os preços, favoráveis para produtos como algodão, café, amendoim, cana-de-açúcar, laranja e milho. "Destacam-se algodão com crescimento real do VBP de 35,1%, amendoim 14,2%, banana 16,9%, café 64,1% cana-de-açúcar 31,6%, laranja 7,0%, milho 21,9%, e tomate, 21,4%. Esses resultados, até mesmo excepcionais de alguns produtos, colocam esse grupo em grande destaque, como responsável por puxar o crescimento neste ano", diz.
O que é VBP?
O VBP mostra a evolução do desempenho das lavouras e da pecuária ao longo do ano e corresponde ao faturamento bruto dentro do estabelecimento. Calculado com base na produção da safra agrícola e da pecuária, e nos preços recebidos pelos produtores nas principais praças do país, dos 26 maiores produtos agropecuários do Brasil.
O valor real da produção, descontada a inflação, é obtido pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getúlio Vargas. A periodicidade é mensal com atualização e divulgação até o dia 15 de cada mês.
Fonte: G1
Comments