Estoque de leite humano está baixo, diz Secretaria de Saúde
O estoque disponível atende apenas a demanda de bebês prematuros do estado.
O estoque de leite humano está baixo e atende apenas a demanda dos bebês prematuros do estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), em 2021 foram coletados 2.591 litros e em 2022 foram 2.400 litros. De janeiro a março de 2023 esse número foi de 568 litros.
Entre os dias 15 e 19 de maio, a SES-MT realizará a II Semana de Doação de Leite Humano de Mato Grosso. O objetivo da ação é incentivar a doação de leite materno para bebês prematuros internados em Unidades de Terapia IItensiva neonatal (UTI).
Podem participar do evento mulheres ou pessoas trans que amamentam, profissionais de saúde e interessados no assunto. De acordo com a SES-MT, o evento será itinerante e visa atingir diferentes tipos de público.
A semana começa no dia 15 às 14h, com uma mesa-redonda na Unidade Básica de Saúde Indígena Gomes Carneiro, em Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá. A abertura oficial do evento acontece no dia 16, das 17h30 às 19h30, no Hotel Palácio do Mato Grosso, no centro da capital.
No dia 17, às 8h, haverá uma visita guiada e mesa-redonda no Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Cuiabá. No dia 19, Dia D de Doação, pessoas que amamentam cadastradas participarão de visitas aos Bancos de Leite Humano do Hospital Universitário Júlio Müller e do Hospital Geral de Cuiabá, bem como aos Postos de Coleta de Leite Humano do Hospital Beneficente Santa Helena e do Hospital e Maternidade Femina.
Como doar
Pessoas que estão amamentando e produzem qualquer quantidade de leite além do que seu bebê precisa podem ser doadoras. É necessário estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento contraindicado para o período de amamentação.
Se atender a esses critérios, a pessoa pode se cadastrar em uma das quatro unidades de coleta de leite humano distribuídas nos municípios de Cuiabá: no Hospital Geral, no Hospital Universitário Júlio Muller, no Hospital e Maternidade Femina e no Hospital Beneficente Santa Helena. Em Rondonópolis, na Santa Casa de Misericórdia, e em Tangará da Serra, no Hospital Santa Angela.
Doação de frascos
A SES também está mobilizando a campanha “Doe Frascos, Leve Vida e Cultive Esperança”. A ação visa doar frascos de vidro com tampa plástica de rosca para as unidades de coleta de leite humano de Mato Grosso.
Fonte: G1
Comments