Escolas têm surto de Covid e aulas são suspensas em Vila Bela da Santíssima Trindade-MT
O último boletim mostra que a cidade teve 50 novas infecções entre os dias 21 e 29 de novembro.
As aulas nas escolas de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, foram suspensas depois de surto de casos de Covid-19. O último boletim mostra que a cidade teve 50 novas infecções entre os dias 21 e 29 de novembro.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que, em caso de Covid-19 entre professores e alunos, deve ser aplicado o plano de contingência, que foi elaborado junto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e encaminhado a todas as unidades de ensino desde maio deste ano.
"O plano estabelece que, a partir da confirmação dos casos, a escola deveria realizar a desinfecção imediata da unidade escolar e divisão das turmas em bolhas de relacionamento. Quando algum aluno ou professor de uma das bolhas contrai o vírus ou esteve em contato com alguém infectado, toda a bolha deve entrar em quarentena (tempo médio de 14 dias) pelo período recomendado nos protocolos vigentes", diz. A secretária de Educação do município, Irlene Renata Brito, disse ao g1, que logo que os casos foram detectados os pais foram orientados a realizar o teste nos alunos para rápida detecção e isolamento. Também afirmou que apenas uma das 17 unidades de ensino houve a necessidade de suspensão das atividades. O revezamento foi instituído em 16 escolas da rede municipal.
As aulas de unidade municipais e estaduais foram suspensas por conta do número de contágios.
De 14 a 20 de novembro, quatro infecções foram registradas. Já na semana seguinte foram 47 infecções e mais três confirmações até a segunda (29).
Em recado encaminhado aos pais, a direção da Escola Municipal Ricardo Franco informou que a suspensão das atividades até o dia 3 de dezembro (sexta-feira). Ainda segundo a unidade, o prazo segue a orientação de que a infecção se manifesta em um prazo de 8 dias.
A escola municipal informou que trabalhará de forma remota, através dos grupos de WhatsApp.
Além disso, novas medidas poderão ser tomadas ao longo da semana.
O estado e o município já retornaram com as aulas 100% presenciais.
Fonte: G1-MT
Comments