Eleições em Rondonópolis não terá o “Cadeião” do EEMOP
O Grupo de Gestão Integrada (ggi), responsável pelo planejamento da segurança para as eleições 2022, deliberou pela extinção dos “cadeiões” no pleito deste ano.
Em Rondonópolis durante anos, o cadeião eleitoral funcionou na quadra de esportes da Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (EEMOP). Nos últimos 25 anos, o local abrigou as pessoas que eram presas durante o processo eleitoral; a maioria por boca de urna.
A medida foi aprovada em reunião realizada na sexta-feira (26), no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER-MT). Os cadeiões foram adotados em eleições anteriores como um local pré-determinado pela justiça eleitoral para serem levadas pessoas suspeitas de cometer algum crime.
Com isso, os eleitores que forem presos no dia das eleições serão conduzidos para a sede da Polícia Federal (PF), caso haja flagrante, o auto de prisão será lavrado na delegacia ou na sede da PF e a pessoa será apresentada em 24 horas à autoridade judicial para audiência de custódia.
Quando se tratar de termo circunstanciado de ocorrência (tco), este também será lavrado perante à autoridade policial, e as pessoas serão intimadas a comparecer à justiça em datas determinadas.
A PF está localizada na cidade na vila birigui nas proximidades da Santa Casa.
Fonte: Primeira Hora