Deputado Fabio Tardin propõe “Um Dia Sem Lixo” em Mato Grosso
Os trabalhadores da coleta de resíduos e da limpeza urbana, frequentemente invisíveis para a sociedade, podem ganhar um dia de reconhecimento em Mato Grosso. A proposta, apresentada pelo deputado estadual Fabio Tardin (PSB), visa instituir o "Dia Sem Lixo", alterando a Lei nº 9.144, de 28 de maio de 2009. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos e as questões ambientais envolvidas.
No projeto, fica previsto que, em 16 de maio, será concedido ponto facultativo aos trabalhadores da coleta de lixo e limpeza urbana em todo o estado. A proposta já foi aprovada em primeira votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quarta-feira, 23 de outubro, e segue agora para a segunda votação.
Fabinho Tardin traz uma experiência pessoal para a iniciativa. Antes de ingressar na política, o deputado atuou como jardineiro e gari em Várzea Grande. Desde então, tem se dedicado a melhorar as condições de trabalho dos profissionais da limpeza pública, sendo autor da lei que institui a Política Estadual de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis em Mato Grosso.
"É uma categoria que só é lembrada quando há greve. Falo disso com propriedade, pois já fui gari e senti na pele o preconceito. Só percebemos a falta desses profissionais quando algo dá errado", afirmou em entrevista.
O deputado ressaltou a importância do trabalho desses profissionais, que garantem a limpeza e a conservação de ruas e praças, removendo resíduos tanto naturais quanto provocados pela ação humana. "Quando o caminhão de coleta não passa ou há atraso no pagamento, e o gari entra em greve, a população logo sente o impacto: lixeiras lotadas, mau cheiro. Mas o trabalho deles vai muito além dessas situações de crise", defendeu.
A proposta também busca sensibilizar o Governo do Estado e a sociedade sobre a importância de valorizar essa categoria, que exerce uma das funções mais exaustivas no mercado de trabalho. "O ponto facultativo é uma forma de garantir o direito ao descanso e ao lazer, essenciais para qualquer trabalhador. Queremos mobilizar o Estado em torno dessa causa", destacou o parlamentar.
Inspiração
A profissão foi reconhecida nacionalmente em 16 de maio de 1976. A proposta de Fabinho é inspirada no Dia do Gari, instituído como ponto facultativo pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), em 2022, exclusivamente para os trabalhadores da limpeza urbana.
Fonte: Da Assessoria
Commentaires