Deputado de MT pede a liberação da pesca do Pintado, proibida pelo Governo Federal
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) visitou o Ministério da Pesca e Aquicultura para protocolar um novo documento pedindo a liberação da pesca de peixes da espécie Pseudoplatystoma corruscans, um tipo de pintado. Em um encontro com o novo ministro, André de Paula, realizado nesta quinta-feira (11), o parlamentar apresentou um estudo de recuperação da espécie na bacia do Alto Paraguai.
O objetivo é viabilizar a retirada do peixe da lista de espécies ameaçadas de extinção e consequentemente a liberação da pesca desse tipo de peixe já a partir do dia 1º de fevereiro.
Em resposta à reportagem do Olhar Direto, Wilson afirmou que o ministro acolheu o documento apresentado e manifestou apoio ao pedido do parlamentar. Esse foi o primeiro contato oficial do parlamentar com o novo ministro para tratar da pauta, apesar disso, a reivindicação já é antiga.
Em junho de 2022, Wilson chegou a questionar a portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que incluiu o pintado como animal ameaçado de extinção. Segundo a portaria, com essa inclusão, a pesca deste peixe ficaria proibida em todo o país.
Na ocasião, o parlamentar chegou a enviar ao MMA um ofício solicitando que seja encaminhado o estudo que baseou esta inclusão.
Em um vídeo disponibilizado por Wilson, o ministro garante que vai mobilizar esforços para a liberação da pesca do pintado. Em sua fala, também agradeceu a visita dos parlamentares mato-grossenses.
"Sem dúvidas tem o meu apoio e apoio do Ministério [...]. Todo meu apoio inclusive na gestão junto ao Ministério do Meio Ambiente. Vamos levantar todos os nossos esforços para estar junto do pescador de Mato Grosso nesse momento de desafio", declarou André de Paula.
A medida nº 148, de 7 de junho de 2022, atualizou a portaria nº 445, de 2014. Ao todo, 1.249 espécies foram categorizadas como ameaçadas de extinção na atualização da lista. De acordo com o Ministério, 75% dessas espécies estão.
Participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (UNIÃO), o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Irajá Lacerda, e a presidente da Associação do Segmento da Pesca (ASP-MT), Nilma Silva.
Fonte: Jornal Oeste
Comments