Cuiabano está entre os brasileiros resgatados de Israel pela Força Aérea
Quase 3 mil brasileiros se inscreveram para voltar ao país com ajuda do governo.
Um cuiabano, que não foi identificado, está entre os brasileiros resgatados de Israel pela Força Aérea Brasileira na semana passada. Conforme as informações do Governo Federal, o grupo, composto por 69 brasileiros, saiu de Tel Aviv com destino a São Paulo devido ao início do conflito armado entre o Estado de Israel e o grupo terrorista Hamas.
Foi o terceiro voo organizado pelo governo brasileiro para repatriar os cidadãos que estavam no território israelense, quando do começou da guerra, em 7 de outubro.
Um gabinete de crise foi criado para estabelecer diálogo com as autoridades de Israel e da Palestina para identificar brasileiros que estão na região e que querem retornar ao país.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, mais de 2,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar. A determinação é para que todos os interessados sejam trazidos de volta.
Outras 32 pessoas estão do lado palestino do conflito e não conseguem deixar a zona de guerra. Ao todo, são 22 brasileiros e 7 palestinos com visto para entrar no Brasil e mais 3 palestinos que são parentes próximos dos brasileiros.
O resgate de parentes de cidadãos brasileiros é comum em situações como essa, já que o objetivo das autoridades é não separar as famílias.
A data para chegada ao Brasil, contudo, não está definida porque depende de negociações com os dois lados na guerra, para a formação de um corredor humanitário. A ideia é que o grupo deixe a Palestina pela fronteira com o Egito, de onde seria trazido ao Brasil.
Fonte: Repórter MT
Comentarios