top of page

'Criança asmática pode viver sem nenhum prejuízo social', diz pneumo

Para chegar nesse nível, todavia, é necessário um processo de médio a longo prazo que necessita paciência dos pais e da própria criança

O estigma de que uma criança diagnosticada com asma terá que viver, inevitavelmente, uma vida cheia de limitações, sem poder brincar e correr como qualquer outra, é coisa do passado. Segundo o pneumologista pediatra, José Arturo Llobet, que atua na REDE SOMED, de Rondonópolis, com o tratamento adequado não haverá restrições.


Para chegar nesse nível, todavia, é necessário um processo de médio a longo prazo que necessita paciência dos pais e da própria criança, conforme ressalta o especialista. “Só a identificação do perfil alérgico (causa) pode levar de seis meses até um ano para controlar, digamos assim, a doença”, exemplifica Llobet.


Apesar das boas notícias, o pneumo ressalta que não se trata de cura. “A asma bronquial em criança é uma doença respiratória, geralmente de origem alérgica, e por estas condições ela não tem cura. Mesmo crônica, ela hoje tem tratamento para controle dos sintomas. Isso permite que o paciente tenha uma qualidade de vida muito boa, com poucas crises, e no tratamento adequado eu diria que essas condições (agravamento) são bastante raras”, garantiu.


A importância do acompanhamento clínico não é só para diminuição do risco em si, já que um caso agravado de asma pode até mesmo levar a morte, mas também para garantir que a criança não se isole a ponto até mesmo de desenvolver abalos em sua saúde mental, conforme explica o médico.


“Com tratamento, a vida é quase normal, inclusive com a prática de exercícios físicos A criança asmática pode viver sem nenhum prejuízo social. Um dos grandes problemas do paciente asmático criança, por exemplo, é que com as crises ele acaba faltando muito à escola, somado a um sério prejuízo na qualidade do sono. Estas condições tendem a abalar”, pontua.

Como surge


Sobre a causa em si do surgimento da doença, o médico afirma que não é possível cravar uma, todavia, garante que o local que a criança vive, em especial seu quarto, está totalmente ligado a piorar/acelerar sintomas graves ou reduzi-los.


“A asma é uma doença multifatorial. O fator genético é um dos fatores, mas não único. A questão do ambiente também é importante. Pessoas que vivem em ambientes frios ou mesmo gente que, em virtude de suas funções profissionais, precisam estar sempre expostos a poeira ou situações do tipo, isso piora o quadro sensivelmente e contribui para seu agravamento”, alerta.


Ações fundamentais


Diante do exposto, o médico acrescenta que os cuidados com a higiene doméstica precisam ser redobrados quando na casa há um menor portador de asma, além de manter uma agenda preventiva em relação ao estado de saúde geral daquela criança.


“A principal coisa que a mãe pode fazer quando tem um filho com asma é manter o esquema vacinal deste menor sempre atualizado. Este paciente tem uma alta probabilidade de ter complicações como as bronquites, sinusites, as otites… O segundo fator é cuidar do ambiente, principalmente o quarto da criança, que é onde ela fica mais tempo por dia, onde dorme. Os próprios animais de estimação, é necessário evitar que eles adentrem a este espaço”, ressalta.


Outra dica considerada valiosa por José Arturo é que esse paciente crie o hábito de lavar o nariz e eleve a ingestão de água. “O hábito de ingerir bastante líquido e fazer sua higiene nasal pode evitar muita coisa, bem como evitar ambientes que tenham fumaça, poeira e todo tipo de irritação respiratória. Isso é básico e fundamental”, reitera.

SOMED Família


O pneumologista pediatra José Arturo Llobet e outros especialistas em mais 23 áreas da medicina atendem o público de Rondonópolis e região na clínica SOMED FAMÍLIA. Os serviços estão disponíveis na Rua Acyr Resende Sousa Silva nº 2220, Bairro Birigui, em Rondonópolis.


O telefone de contato é (66) 990000911 (WhatsApp) ou (66) 999402201, sendo os números fixos (66) 3439 2266 e (66) 3439 2206. Os clientes podem aderir ao CARTÃO SOMED, ao custo de R$ 100,00 ANUAL, conseguindo, a partir disso, até 50% de desconto no custo de consultas, exames laboratoriais, de imagens, endoscopia, colonoscopia e outros complementares.


A SOMED FAMÍLIA também está no Instagram (acesse aqui)



Fonte: Minuto MT





0 visualização0 comentário

Commenti


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page