Consema aprova por unanimidade licenciamento para início das obras da ferrovia estadua
O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) aprovou por unanimidade no final da manhã desta quarta-feira (30), licença prévia para construção da primeira Ferrovia estadual de Mato Grosso que ligará Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá, em um trajeto previsto de 740 km de extensão, e que vão se conectar à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).
A obra será construída pela Rumo Logística S/A, que já assinou contrato de adesão e obteve autorização para a construção da ferrovia estadual. O traçado onde deverão ser construídos os trilhos foi percorrido presencialmente no início deste mês por técnicos da Sema como parte da análise do processo de licenciamento ambiental do empreendimento. Foram conferidos presencialmente 26 pontos da rota do empreendimento como parte da análise da Licença Prévia sobre os impactos ambientais da obra.
Investimentos
A proposta apresentada pela empresa prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a implantação da ferrovia estadual, com início de obras já em 2022. Também está previsto o início da operação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá no ano de 2025, enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028. Estudos realizados pela empresa indicam que mais de 230 mil empregos serão gerados durante os anos de construção da ferrovia.
Fonte: O Documento
Comments