Confira quais são os partidos que mais vão mandar nas cidades de MT a partir de 2025
União Brasil tem ampla vantagem numérica, mas o PL governará as 3 maiores cidades
Onze partidos vão ter mandatos nas 142 cidades de Mato Grosso a partir de 2025. União Brasil e PL Partido Liberal) somam 82 eleitos, mais da metade das prefeituras. O partido do governador Mauro Mendes tem ampla vantagem sobre os demais.
O União Brasil conseguiu eleger prefeitos em 60 cidades. Isso é quase o triplo do PL, partido que ficou no segundo lugar com 22 eleitos. A vantagem dos liberais está nos locais em que cravaram bandeiras. Eles vão comandar Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis: as três maiores cidades de Mato Grosso.
Essas vitórias podem equilibrar a disputa com o União Brasil nas articulações para 2026, ano em que serão escolhidos novos governador, senadores, deputados estaduais e federais. Ambos estão no espectro mais à direita na política.
O MDB Movimento Democrático Brasileiro) e o PSB Partido Social Brasileiro) estão mais ao centro. Tanto um quanto o outro tiveram divisões sobre em quem votar no segundo turno em Cuiabá, onde apareceu mais a polarização entre direita e esquerda. MDB vai exercer mandato em 17 cidades e, o PSB, em 15.
O Republicanos fecha o pódio dos partidos com mais eleitos, com 12 vitórias. No cenário do momento, União Brasil, PL e Republicanos já estão envolvidos nas articulações para daqui dois anos. O governador Mauro Mendes União Brasil) apoia a eventual candidatura de seu vice Otaviano Pivetta Republicanos).
O PL encerrou o ciclo com mais força e não descarta ter um candidato próprio em 2026, mas, ao mesmo tempo, diz que uma aliança com o União Brasil para disputar as duas vagas ao Senado é viável.
O PSB também mudou de expectativa. O presidente do diretório estadual, deputado Max Russi, já disse que é o partido tem condições de cogitar um candidato ao governo. Com o comando dele da Assembleia Legislativa, a chance tende a crescer.
Esses cinco partidos somam mandatos em 126 cidades. As outras 16 vão ser governadas por PP 4), PRD 4), PSDB 3), PSD 2), NOVO 1) e PODE 1).
Fonte: O Livre
Commentaires