top of page

Com provas e exposição de animais, Semana do Cavalo movimenta a economia e atrai famílias


Cerca de 12 mil pessoas participaram da abertura da 10ª Semana do Cavalo, evento que segue até 03 de junho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. O evento, segundo os organizadores surgiu para fomentar o mercado equestre.


“E o evento tem crescido a cada ano. Aqui movimentamos negócios, rede hoteleira, restaurantes, bares e lojas. Tudo isso injeta dinheiro na economia local”, afirma Marco Póvoas, um dos organizadores do evento ao lado de Caê Póvoas.


Famílias inteiras foram ao Parque de Exposições verem os animais de perto. Com a entrada gratuita também é possível assistir aos shows e provas com os animais. Entre as raças, estavam o Quarto de Milha, Mangalarga Marchador e o Cavalo Pantaneiro, um animal rústico, típico do Mato Grosso.


“A Semana do Cavalo, que é a maior feira equestre do Centro-Oeste e uma das três maiores do Brasil, tem na família sua força maior, é a família que nos dá força para continuar com esse sonho de levar a cultura equina para todos os cantos do estado”, disse Caê Póvoas.


Com plantel de cerca de 650 mil animais, o Brasil possui a 4ª maior tropa de cavalos do mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). No país, estima-se que a equideocultura já movimente R$ 30 bilhões, ocupando um espaço cada vez mais importante no agronegócio.


Presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio em Mato Grosso, o deputado estadual Dilmar DalBosco (União), destacou que o evento mostrando a força do setor eqüestre em Mato Grosso, que antes sofria com problemas no Estado.


“Apresentamos na Assembleia um projeto de lei para que pudesse ter as provas equestres. O projeto de lei contribuiu para a construção de uma cultura mato-grossense de provas equestres, então esse setor movimenta muito a economia dentro do estado, gerando muita geração de emprego. Eu acho que dificilmente uma propriedade rural não terá um cavalo. Então ele movimenta o pequeno, o médio, o grande. Ele movimenta a economia e movimenta as famílias. As provas equestres hoje de todas as modalidades, a maioria que você quem vai estar presente é a família, é o avô, a avó, o pai, a mãe, os netos, os filhos. Então é importante incentivar. E vimos que de um tempo para cá o governo do estado tem ajudado esse setor”, analisou Dilmar.



Fonte: O Documento

0 visualização0 comentário

Comments


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page