Com mais de 100 dias sem chuva, Juscimeira decreta situação de emergência
O gestor afirmou ainda que têm sido registrados incêndios causados pelos próprios moradores
Com falta água e vários incêndios florestais, Juscimeira (157 km ao sul de Cuiabá) decretou situação de emergência. Segundo prefeito Moisés do Santos (DEM), há mais de 100 dias não chove na região e algumas comunidades já estão em situação crítica.
Consta no documento publicado no Diário Oficial dos Municípios de 16 de agosto, que a falta de chuvas no Centro Sul do estado tem trazido prejuízos para o município. O problema é mais grave nos assentamentos São Benedito, Geraldo Pereira de Andrade, 17 de Março, Grota Vermelha, Beleza e Pantanalzinho.
O gestor afirmou ainda que têm sido registrados incêndios causados pelos próprios moradores, que utilizam fogo para queimar lixo ou limpar pastagens. Isso somado à vegetação seca do Cerrado tem causado vários pontos de queima, o que também traz problemas respiratórios aos habitantes.
E que "os danos causados a população atingida, e o aumento do volume de demandas nos mais diversos setores atendidos pelos serviços públicos postos à disposição da população" têm causado o aumento dos gastos da Prefeitura com os serviços básicos, como o atendimento nas unidades de saúde.
Um dos objetivos do decreto de emergência é conseguir recursos do Estado e do Governo Federal para enfrentar os prejuízos. No município, uma das questões mais graves é a falta de água para os produtores rurais, desde os pequenos até os grandes fazendeiros, tendo a Prefeitura que fornecer até mesmo água para consumo.
Fonte: J1 Agora
Comentarios