top of page

Cidesasul recebe maquinários do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional

Serão destinados para Mato Grosso nos próximos dias uma motoniveladora, uma pá carregadeira, uma escavadeira, um rolo compactador e um caminhão truck basculante.

A prefeita por Jaciara e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental da Região Sul (Cidesasul), Andréia Wagner (PSB), participou da cerimônia de comemoração do “Dia Nacional da Agricultura”, nesta quinta-feira (15.06), em Brasília (DF), onde assinou o termo de compromisso e doação de uma patrulha mecanizada composta por: motoniveladora, pá carregadeira, escavadeira, rolo compactador e caminhão truck basculante, que irão beneficiar os municípios consorciados da região Sul de mato-grossense.


Na ocasião, a gestora e presidente do consórcio participou de um debate voltado à política de irrigação.

A cerimônia ocorreu no auditório do Edifício Celso Furtado, na sede do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), na Capital do Brasil.


Os equipamentos foram adquiridos pelo MIDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e serão utilizados pelos municípios de Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, José do Povo e Itiquira, Pedra Preta, Poxoréo, São Pedro da Cipa, Santo Antônio do Leste, Tesouro, São Paranatinga, que integram o Cidesasul, que tem sede na cidade de São Pedro da Cipa.


O investimento foi de R$ 2.908,701,00 (dois milhões, novecentos e oito mil e setecentos e um reais).


Essas máquinas serão utilizadas para obras de conservação de solos em estradas e áreas produtivas.

"Estamos aqui diante de autoridades públicas e privadas do setor de irrigação. Tantos que são responsáveis pela reformulação da política pública. Também, aos que promovem e transformam o conhecimento, na aplicação e na prática. Para que possam cumprir a missão de gerar oportunidades de políticas, que são tão importantes ao desenvolvimento econômico e social no país”, disse o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.


O ministro ainda considerou “motivador” por atuar como “assistencialista rural”, destacando “a importância da política de irrigação é prioridade” nesse ato simbólico aos participantes. “O tamanho e a dimensão é gigante para crescermos”, acrescentou.


Segundo a autoridade federal, a área irrigada em todo país chega aproximadamente 55 milhões de hectares, dos quais foi avaliada pela Agência Nacional de Água (ANA) e diversas instituições de pesquisas no Brasil, sendo que hoje tem 8.5 de área utilizada para avançar, com isso, gerará mais emprego e renda no território brasileiro.


A presidente do Cidesasul e prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB), também destacou que os maquinários serão fundamentais para ajudar os municípios mato-grossenses consorciados.


"O consórcio vem auxiliando os municípios na cedência desses maquinários, com intuito de melhorar as estradas rurais, garantir o escoamento da producao e também, fomentar a economia regional. Atualmente possuímos uma frota pequena de máquinas pesadas e, com a chegada da patrulha, teremos um consórcio mais estruturado para atender às diversas demandas dos municípios consorciados", pontuou a prefeita e presidente do Cidesasul.


Cidesasul – Tem por finalidade a congregação de esforços, visando o planejamento, a coordenação e a execução de atividades de interesse comum dos consorciados.


Também, entre as autoridades mato-grossenses que participaram da cerimônia do MIDR: os prefeitos Fábio Faria (Canarana) Rônio Barros (Confresa); o prefeito e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Intermunicipal Econômico, Social e Ambiental Pontal do Araguaia (Cidesapa), Adelcino Lopo (Pontal do Araguaia), além da vereadora jaciarense Simone Freire, representando a Câmara de Jaciara.


Fonte: Ascom





18 visualizações0 comentário

Comments


d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
d63ec30a03562c48f1115f7ff9a5f2e7.gif
bottom of page