Cidade em Mato Grosso se destaca como modelo de desenvolvimento
Cidade que abriga uma das reservas mais importantes e famosas do mundo, o Parque Nacional do Xingu, Querência tem se destacado nos últimos anos como modelo de desenvolvimento em Mato Grosso. Tanto que o município aparece nos últimos nos rankings de aumento da produção no agronegócio, figurando na lista das 10 cidades que mais produz para o setor, e o 3º maior exportador de soja do Estado.
Mesclando agronegócio com meio ambiente, a cidade também se destaca no turismo dentro do Parque Indígena do Xingu, um dos locais mais procurados para o turismo ecológico, bem como recebendo grandes eventos como os Jogos do Povos Indígenas, pesca esportiva, e, neste ano, o Miss Mato Grosso CNB 2023, que será realizado no dia 4 de março (ver abaixo).
Distante de Cuiabá 927 km, Querência tem 39% do seu território pertencente ao Parque Indígena do Xingu, a maior reserva do mundo. São 32 aldeias e aproximadamente 3 mil indígenas no município. Querência também aparece como o terceiro maior produtor de grãos do Estado. De acordo com o prefeito da cidade, Fernando Gorgen (União), a diversidade entre os setores do agro e os povos originários é respeitada. "Poucos municípios do mundo têm a diversidade que temos, e tudo vive em harmonia. Os povos nativos, os fazendeiros, o pequeno produtor rural. Aqui, o agronegócio vive em harmonia com o meio ambiente, com os povos nativos, e respeitando as divisas do parque", garante o prefeito. Turismo O privilégio geográfico ainda traz um potencial turístico à cidade. Hoje, a cidade é a porta de entrada para o Parque Xingu e destino para pessoas que querem conhecer mais sobre a cultura indígena. Há ainda a possibilidade do turismo de pesca esportiva. O prefeito garante que, hoje, o Rio Xingu tem mais diversidade de peixes que o Pantanal. "Já temos a primeira pousada, com potencial fantástico de natureza. E temos o Rio Xingu que tem uma diversidade de peixes fantástica. Hoje, o Xingu é melhor de peixe do que o próprio pantanal", disse.
Crescimento populacional
A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, no fim do ano passado, que Querência cresceu mais 30% e chegou a 29.280 habitantes. Em 2021, a estimativa era de 18.386 habitantes, no município. O crescimento tem explicação: em Querência, tudo que se planta, cresce, como alega Gorgen. Assessoria "Querência é o município que mais cresceu em Mato Grosso. Tudo que você abre em Querência, sendo bem feito, faz sucesso. Temos empresas que chegaram no município e com um ano superou as vendas que tinha em cidades vizinhas, com 30 anos de loja", disse o prefeito. Agora, o desafio é fazer obras de infraestrutura na velocidade em que a população querenciana cresce. A pavimentação das rodovias MT-243, MT-110 e MT-109, feitas em parceria com o Governo do Estado, e que são importantes para o escoamento da safra produzido na cidade. Há ainda a construção de um hospital municipal dedicado à alta complexidade. Segundo o prefeito, "o sonho do querenciano". "Nos próximos 30 dias será dada a ordem de serviço.Com certeza o hospital que já existe irá continuar a funcionar, porque o querenciano precisa de um segundo, quiçá, um terceiro hospital, porque hoje temos 30 mil habitantes", disse. Miss Mato Grosso Beleza e força das mulheres mato-grossenses serão celebradas na passarela do Miss Mato Grosso CNB 2023, pela primeira vez em Querência, no dia 4 de março a partir das 21 horas no salão paroquial da Igreja Matriz Imaculada da Conceição. Essa é a 33º edição do concurso sob o comando de Waner Wilon. “É a primeira vez que o Miss acontece em uma cidade do Vale do Araguaia. Querência tem o maior PIB da região e se tornou destaque pela atividade econômica desenvolvida pelo agronegócio. Então, nada mais justo que celebrar esse crescimento junto com o concurso”. Prefeito Querência recebeu status de município pela Lei Estadual nº 5895 de 19 de dezembro de 1991. O atual prefeito, Fernando Gorgen, está em seu 4º mandato, após ser reeleito em 2020. Ele geriu o mnunicípio entre 2005 e 2012. Filiado ao União Brasil, é uma das apostas da sigla para a Câmara Federal em 2026.
Fonte: GD, Gazeta Digital
Comments