Cidade de MT é o terceiro maior produtor de algodão no país
Município se torna polo têxtil por conta da qualidade e resistência da fibra.
Em Mato Grosso, Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, é um dos municípios que mais produzem algodão e também no país.
A produção do município se destaca pela qualidade da fibra, resistência e comprimento. Todo esse potencial tem atraído novos investidores para a cadeia do algodão na região.
Um dos atrativos oferecidos pelo município para investimentos é o incentivo fiscal.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão, Alexandre Pedro Schenkel, a condição climática favorável ajuda na formação da fibra. “Com um clima favorável à produção, você consegue ter um produto com maior qualidade e produtividade também”, disse.
Atualmente, o município é um polo têxtil, onde são realizadas algumas etapas do processo de beneficiamento da fibra. O polo conta com 15 usinas beneficiadoras de algodão.
De acordo com o responsável comercial da Cooperfibra, Carlos Alberto Menegatti, o processo começa assim que o produto sai do campo e as algodoeiras fazem o beneficiamento.
“Assim que o fardo chega na algodoeira, ele é aberto. A máquina vai extraindo camada por camada das fibras. As máquinas vão batendo essas camadas de fibra e vão tirando as impurezas. Por último, uma máquina paraleliza todas essas fibras para enviar o material para a máquina de fiação para produzir o fio, que é o produto final dessa indústria”, explicou.
Conforme o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, o principal objetivo do município é trazer mais investidores para a cidade.
“Essa matéria-prima necessariamente precisa ser verticalizada, logicamente que nós precisamos
Fonte: G1
Comments